Biden e Trump fazem, nesta terça (29), o 1º debate das eleições presidenciais nos EUA
Sondagens mostram Biden à frente nesse estado do Meio-Oeste dos EUA, que é o sétimo em número de votos no Colégio Eleitoral
A 35 dias das eleições americanas, o presidente Donald Trump e seu adversário, o ex-vice-presidente Joe Biden se enfrentarão na terça (29), a partir das 22h (de Brasília) no primeiro debate da disputa eleitoral.
O democrata lidera a corrida com 50,1% das intenções de voto contra 43,2% de Trump, segundo o site FiveThirtyEight, mas o resultado da noite pode definir as próximas semanas da campanha, principalmente nos chamados estados pêndulo -nos quais os eleitores ora votam em republicanos, ora em democratas.
Na eleição de 2016, Trump venceu em Ohio, onde acontecerá o evento. Sondagens mostram Biden à frente nesse estado do Meio-Oeste dos EUA, que é o sétimo em número de votos no Colégio Eleitoral.
Leia também
• Trump pagou US$ 750 em impostos federais em 2016, segundo The New York Times
• Trump volta a pedir que Biden faça teste antidoping antes de debate
• Em campanha por todo o país, Trump ironiza Biden por não realizar comícios
REGRAS
O debate tem duração prevista de 90 minutos e se concentrará em seis tópicos: "Os históricos de Trump e Biden", "A Suprema Corte", "Covid-19", "A economia", "Raça e violência em nossas cidades" e "A integridade da eleição".
Cada segmento terá cerca de 15 minutos e os candidatos terão 2 minutos para responder após o moderador, Chris Wallace, da Fox News, abrir cada quadro com uma pergunta. Na sequência, a discussão é aberta e os dois candidatos se revezam para falar.
A emissora conservadora geralmente faz uma cobertura favorável de Trump. Wallace, no entanto, é reconhecido por seu profissionalismo e entrevistas incisivas. Visto como uma voz moderada dentro do canal, ele foi elogiado por seu desempenho à frente do terceiro debate entre a democrata Hillary Clinton e Trump, em 2016.
O jornalista, que é filiado ao Partido Democrata, afirmou que não fará nenhum tipo de checagem de fatos durante o evento.
Por causa das regras de distanciamento social, menos de cem pessoas são esperadas no evento.
Veja abaixo onde assistir ao debate no Brasil.
CNN BRASIL
A exibição do debate acontecerá pela TV, pelo site e pelo canal da CNN Brasil no YouTube, a partir das 22h de Brasília, e contará com tradução simultânea para o português.
A @CNNBrasil vai transmitir o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, ao vivo para todo Brasil, com tradução simultânea, em tempo real com @CNN , direto de Cleveland.
— Luciana Barreto (@lubarretotv) September 25, 2020
Na próxima terça, dia 29, às 22h. pic.twitter.com/AaeVYXOvP1
Colombo, âncora do programa "CNN Novo Dia" e o repórter e comentarista Lourival Sant'Anna apresentarão a transmissão, que terá participação de Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) e especialista em política dos Estados Unidos.
Repórteres da CNN Brasil nas principais cidades americanas acompanharão os desdobramentos e a repercussão do debate.
Após o evento, o jornalista Sidney Rezende e o comentarista Caio Coppolla debatem sobre os principais temas abordados pelos candidatos.
UOL
Em parceria com a CNN Brasil, o site também transmitirá o debate com tradução simultânea em sua homepage e também em seus canais no YouTube, Facebook e Twitter.
Após o evento, os jornalistas Kennedy Alencar e Vicente Toledo analisam o debate em suas colunas no UOL.
GloboNews
A transmissão terá os comentários e análises de Marcelo Lins, do colunista da Folha de S.Paulo Demétrio Magnoli e dos correspondentes nos Estados Unidos Sandra Coutinho e Guga Chacra.
BandNews
Eduardo Castro, editor de notícias internacionais da emissora, apresenta o debate na emissora a partir das 22h. O evento terá tradução simultânea para o português e participação de especialistas em relações internacionais.