Biden e Zelensky vão assinar acordo de segurança EUA-Ucrânia durante cúpula do G7
O acordo não incluiria nenhum compromisso de envolver as forças americanas no conflito, mas incluiria armas e assistência à Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu contraparte ucraniano, Volodimir Zelensky, vão assinar um acordo bilateral de segurança nesta quinta-feira, durante a cúpula anual do G7 para apoiar Kiev frente à invasão russa, anunciou a Casa Branca nesta quarta (12).
"Amanhã [quinta-feira] o presidente Biden e o presidente Zelensky se reunirão para discutir nosso forte apoio à Ucrânia agora e no futuro", disse o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, a repórteres que viajavam com Biden rumo à Itália.
Leia também
• EUA anuncia mais sanções contra Rússia pela guerra na Ucrânia
• Bombardeio russo deixa oito mortos e 21 feridos na Ucrânia
• Biden: "respeito processo" após condenação do filho Hunter e se diz "orgulhoso do homem que é hoje"
"Após a reunião, os líderes assinarão um acordo bilateral de segurança para deixar claro que o nosso apoio durará muito tempo no futuro", acrescentou.
O acordo não incluiria nenhum compromisso de envolver as forças americanas no conflito, mas incluiria armas e assistência à Ucrânia, que Washington tem apoiado desde a invasão russa em 2022, disse Sullivan.
"Qualquer paz duradoura na Ucrânia deve estar sob a sua própria capacidade de defesa", disse o conselheiro.