Logo Folha de Pernambuco

Joe Biden

Biden enviará delegação de alto nível ao México para abordar crise migratória

Algumas das medidas possíveis seriam aumentar os postos de controle em linhas ferroviárias

Joel Biden, presidente dos Estados UnidosJoel Biden, presidente dos Estados Unidos - Foto: Mandel Ngan/AFP

Uma delegação americana de alto nível viajará ao México nos próximos dias para falar da crise migratória, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (21), após conversas telefônicas entre os presidentes Joe Biden e Andrés Manuel López Obrador.

Biden pediu ao secretário de Estado, Antony Blinken, ao secretário de Segurança Nacional, Alejando Mayorkas, e à assessora de Segurança Nacional da Casa Branca, Liz Sherwood Randall, que viajem ao México "nos próximos dias".

Os três funcionários americanos "se reunirão com o presidente López Obrador e sua equipe para discutir novas ações que possam ser tomadas em conjunto para abordar os desafios fronteiriços atuais", apontou Kirby.

As conversas e a viagem ocorrem enquanto o oposicionista Partido Republicano pressiona os democratas de Biden para que realizem mudanças importantes na política de imigração como condição para aprovar um pacote de ajuda emergencial para Ucrânia e Israel.

Kirby disse que houve um "aumento dramático" na migração pela fronteira, em grande parte de países centro-americanos devastados pela violência.

Em sua conversa telefônica desta quinta, Biden e López Obrador "compartilharam uma preocupação similar com o aumento do fluxo migratório nas últimas semanas", indicou Kirby.

Os dois mandatários falaram "em termos gerais sobre o que pode ser feito dentro do México para frear esse processo", disse.

Algumas das medidas possíveis seriam aumentar os postos de controle em linhas ferroviárias e estradas e ampliar a presença de forças de segurança na fronteira sul do México, disse o porta-voz.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter