Zelensky viajará à Hungria para reunião da UE
O retorno de Trump à Casa Branca reacendeu os temores de Kiev sobre o compromisso de longo prazo de Washington em apoiar a Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou que viajará nesta quinta-feira (7) para Hungria para participar de uma reunião da Comunidade Política Europeia (CPE), formada pelos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) e seus vizinhos, da Turquia à Ucrânia.
“Estarei em Budapeste para participar da reunião da Comunidade Política Europeia, a convite do primeiro-ministro [húngaro] Viktor Orban e do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel”, declarou Zelensky nesta quarta-feira.
A reunião ocorrerá no dia seguinte à vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Leia também
• Trump anda em caminhão de lixo para chamar atenção para comentário de Joe Biden
• Biden, um fardo eleitoral que Kamala tenta deixar de lado
• Kamala Harris tenta se distanciar de comentário de Biden sobre os apoiadores de Trump
O retorno de Trump à Casa Branca reacendeu os temores de Kiev sobre o compromisso de longo prazo de Washington em apoiar a Ucrânia.
Orban, chefe de governo do país que preside o Conselho da UE por um semestre, é o único líder de um Estado-membro do bloco que tem suspendido uma postura próxima de Moscou desde o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022.
O primeiro-ministro nacionalista irritou seus parceiros de bloco desde que a Hungria assumiu a presidência rotativa do Conselho da UE em julho.