EUA

Biden prevê mudança a favor de democratas antes das eleições de meio de mandato

Presidente afirmou que a economia, considerada seu ponto fraco, está melhorando consideravelmente

Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenPresidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Foto: Mandel Ngan/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, previu nesta sexta-feira (21) uma mudança de última hora a favor dos democratas nas próximas eleições de meio de mandato e disse que a economia, considerada seu ponto fraco, está melhorando consideravelmente.

"Tem sido uma ida e volta, com eles (os republicanos) à frente, nós à frente, eles à frente, ida e volta", declarou Biden a jornalistas na Casa Branca a três semanas das eleições nas quais os democratas podem perder o controle do Congresso.

"As pesquisas têm variado muito. Penso que veremos uma mudança mais para o nosso lado nos últimos dias", explicou Biden frente às eleições de meio de mandato, em 8 de novembro.

Consultas recentes mostram um aumento do impulso do lado republicano, com eleitores cada vez mais ansiosos com a inflação elevada e que provavelmente vão punir os democratas por isso.

Atualmente, o partido de Biden tem uma minoria mínima no Congresso, mas os líderes republicanos dizem que vão bloquear seus projetos se assumirem o Legislativo.

Em fortes declarações nas quais previu que os republicanos "colapsariam a economia" se comandassem o Congresso, Biden disse que os eleitores estavam começando a ver "algumas boas notícias na economia" e que voltariam a apoiar os democratas a tempo do dia da votação.

O presidente enumerou a queda gradual dos preços da gasolina, o baixo desemprego na maior parte do país e a notícia desta sexta-feira da "maior redução já registrada no déficit federal".

A redução do déficit é "uma prova mais de que estamos reconstruindo a economia de forma responsável", disse.

Os republicanos, acrescentou, vão eliminar a taxa de impostos mínima para as grandes corporações e "vão dobrar" os cortes de impostos aos mais ricos.

Do lado republicano, responderam rapidamente, citando a "falta de honradez" de Biden.

"Os estados liderados por republicanos continuam mantendo os americanos trabalhando, crianças nas escolas e pequenas empresas operando, enquanto Biden e os democratas criaram uma recessão, uma inflação histórica e preços altos da gasolina", disse a presidente do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, em nota.

"Esta eleição se trata da economia", sentenciou McDaniel.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter