Logo Folha de Pernambuco

EUA

Biden promete 'apoiar direitos das mulheres' nos EUA, sem mencionar aborto

Segundo o presidente americano, mulheres e meninas são essenciais para o sucesso e o progresso em todos os aspectos das nossas sociedades

O líder democrata de 80 anos não tem recursos para contrabalançar as iniciativas dos conservadores contra o direito ao abortoO líder democrata de 80 anos não tem recursos para contrabalançar as iniciativas dos conservadores contra o direito ao aborto - Foto: Denis Lovrovic/AFP

O presidente americano, Joe Biden, prometeu, nesta quarta-feira (8), "apoiar os direitos das mulheres e meninas em todos os aspectos da nossa política interna e externa", sem mencionar especificamente o direito ao aborto.

Biden disse, em nota, que o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta, "honra uma verdade que experimentamos todos os dias: as mulheres e meninas são essenciais para o sucesso e o progresso em todos os aspectos das nossas sociedades".

"Em muitas partes do mundo, os direitos das mulheres e meninas estão sob ataque", lamentou, mencionando países como Afeganistão e Irã, e "o uso do estupro como arma de guerra" por parte do Exército russo na invasão da Ucrânia.

Nesta quarta, o Departamento do Tesouro anunciou novas sanções contra entidades e indivíduos no Irã, em particular dois funcionários do sistema penitenciário iraniano, acusados de violação dos direitos humanos contra mulheres e meninas neste país que vive um movimento inédito de protestos contra o governo.

Biden também se comprometeu a trabalhar "em todo o mundo" para "defender o acesso à saúde, inclusive no que diz respeito à reprodução" e para "preservar a participação política" das mulheres.

Em relação aos Estados Unidos, o presidente não citou explicitamente o direito ao aborto, ameaçado desde que a Suprema Corte - de maioria conservadora - socavou sua ancoragem constitucional, o que levou muitos estados do país a restringir ou simplesmente suprimir o direito ao aborto.

Biden, por sua vez, mencionou os "investimentos" realizados nos Estados Unidos a favor das famílias e das mulheres trabalhadoras e uma lei destinada a combater a violência doméstica.

Na falta de uma maioria no Congresso, o líder democrata de 80 anos não tem recursos para contrabalançar as iniciativas dos conservadores contra o direito ao aborto.

Veja também

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Newsletter