Encontro

Biden receberá premiê sueco para falar de Otan e Ucrânia

Em pauta, estará a cooperação transatlântica em segurança e a guerra

Joe Biden, presidente dos Estados UnidosJoe Biden, presidente dos Estados Unidos - Foto: Saul Loeb/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, em 5 de julho, para discutir a cooperação transatlântica em segurança e a guerra na Ucrânia, informou a Casa Branca neste sábado (1º).

Os dois líderes "vão revisar nossa crescente cooperação em matéria de segurança e reafirmar sua opinião de que a Suécia deve se unir à Otan o mais rápido possível", disse a Casa Branca, acrescentando que também reafirmará seu apoio à Ucrânia.

A Suécia solicitou ingresso na OTAN em maio de 2022, três meses depois de a Rússia invadir a Ucrânia. Embora tenha sido endossada por 31 Estados-membros da organização, foi bloqueada por Turquia e Hungria.

As autoridades ocidentais esperavam dar as boas-vindas à Suécia, formalmente, na cúpula da OTAN em 11 e 12 de julho na Lituânia.

No início desta semana, porém, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou a Suécia por permitir um protesto, durante o qual um homem queimou páginas do Alcorão. O episódio complicou ainda mais as possibilidades de a nação nórdica ingressar na organização.

Biden e Kristersson também abordarão "o compromisso compartilhado de apoiar a Ucrânia, ante a brutal guerra de agressão da Rússia", informou a Casa Branca.

Ambos discutirão, ainda, a coordenação transatlântica no que diz respeito à China, mudança climática e tecnologias emergentes.

Veja também

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién
Imigração

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel
Guerra

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel

Newsletter