Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

Biden se opõe a um 'reconhecimento unilateral' do Estado palestino

Apesar da oposição do presidente americano, Espanha, Irlanda e Noruega darão prosseguimento ao reconhecimento no final do mês

Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenPresidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Foto: Jim Watson/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se opõe ao "reconhecimento unilateral" de um Estado palestino, declarou a Casa Branca nesta quarta-feira (22), após o anúncio de que Espanha, Irlanda e Noruega darão prosseguimento ao reconhecimento no final do mês.

Biden "é um firme partidário de uma solução de dois Estados e sempre foi durante toda a sua carreira", destacou a porta-voz do Conselho de Segurança, Adrienne Watson.

Watson, no entanto, alertou que o presidente americano "pensa que um Estado da Palestina deve ser constituído através de negociações diretas entre as partes e não por um reconhecimento unilateral", disse a porta-voz do Conselho de Segurança, Adrienne Watson.

A porta-voz não mencionou diretamente a decisão dos três Estados europeus, que são estreitos aliados dos EUA.

Biden e seu secretário de Estado, Antony Blinken, pressionam Israel a avançar em um calendário para a criação de um Estado palestino, em parte levantando a possibilidade de um acordo para a normalização de relações entre Arábia Saudita e Israel.

Mas, recentemente, Washington vetou uma tentativa do Conselho de Segurança da ONU de reconhecer o Estado da Palestina, argumentando que o reconhecimento só deveria acontecer a partir de negociações que levem em conta os interesses de Israel em matéria de segurança.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter