Logo Folha de Pernambuco

eleições dos eua

Biden segue na liderança em estados-chave; apuração se aproxima do fim

Na Pensilvânia, 96% das cédulas foram contabilizadas e a última atualização coloca Biden 0,5% à frente de Trump

Joe Biden, candidato à presidência dos Estados UnidosJoe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos - Foto: Angela Weiss/AFP

O candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, Joe Biden, continua em vantagem em relação a seu adversário republicano, Donald Trump, na apuração dos votos em quatro dos seis estados que ainda não tiveram um resultado definitivo.

Na Pensilvânia, 96% das cédulas foram contabilizadas e a última atualização coloca Biden 0,5% à frente de Trump, uma vantagem de 28.833 votos. O estado equivale a 20 delegados no Colégio Eleitoral e, se vencer por lá, Biden alcançará a marca de 273, três a mais que o mínimo necessário para ser declarado eleito.

Na Geórgia, a apuração está mais perto do fim, com 99% dos votos já contados. O democrata tem 0,1% de vantagem -7.248 votos. Ganhando os 16 delegados do estado, Biden chegaria a 269 votos no Colégio Eleitoral, o que, matematicamente, impediria Trump de conquistar os 270 necessários para ser reeleito mesmo que ele ganhasse em todos os outros estados em disputa.

ACOMPANHE
Eleições dos Estados Unidos em tempo real

Se os dois candidatos empatarem em 269 votos, a decisão sobre quem será o novo presidente caberia à Câmara dos Representantes dos EUA, em que cada bancada estadual vota em seu favorito.

Em Nevada, 7% dos votos ainda precisam ser contabilizados, enquanto Biden mantém a liderança com uma vantagem de 22.657 votos, equivalente a 1,8% das urnas. O estado garante seis delegados para a contagem no Colégio Eleitoral.

No Arizona, que equivale a 11 votos, Biden lidera com 29.861 votos à frente -1% de vantagem. No estado, 95% das cédulas já foram apuradas.
Trump continua na frente em dois estados: no Alasca (onde obteve 62,9% dos votos já contabilizados) e na Carolina do Norte (onde aparece com 1,4% de vantagem em relação a Biden).

Veja também

Newsletter