Logo Folha de Pernambuco

Internacional

Biden viajará em maio para a Coreia do Sul e o Japão

Biden se reuniá com o novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol

Joe Biden, presidente dos Estados UnidosJoe Biden, presidente dos Estados Unidos - Foto: Ludovic Marin/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará a Coreia do Sul e o Japão de 20 a 24 de maio, informou nesta quarta-feira (27) a Casa Branca.

O objetivo da viagem é "aprofundar as alianças entre nossos governos, nossas economias e nossos povos" e "avançar no firme compromisso" dos Estados Unidos com uma região Ásia-Pacífico "livre e aberta", diz o comunicado.

Biden se reunirá com o novo presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, que assume o cargo em 10 de maio, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

Em Tóquio, Biden também se reunirá com os líderes dos países membros do grupo "Quad" (EUA, Austrália, Índia, Japão). Criada em 2007, a aliança foi retomada em 2017 para combater a influência chinesa na região.

O governo Biden considera a região Ásia-Pacífico como o coração de sua política exterior e de defesa para frear a expansão da China, acusada de querer controlar as vias comerciais internacionais.

As duas maiores economias mundiais duelam no que diz respeito a comércio, direitos humanos e o que Biden chama de luta entre autocracias e democracias.

Enquanto isso, a Coreia do Norte realiza uma série de testes armamentícios sem precedentes, como o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM) de logo alcance, suscitando a preocupação da comunidade internacional.

Temores relacionados à China, assim como aos testes militares da Coreia do Norte, têm sido ofuscados desde o final de fevereiro pela invasão russa da Ucrânia.

A Índia e vários países da região temem que a crise ucraniana faça com que Washington perca interesse na região Ásia-Pacífico.

Veja também

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França
ROUBO

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França

Newsletter