Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Blinken acusa Rússia de 'apropriação de terras' após referendos na Ucrânia

Chefe da diplomacia americana afirmou que os EUA nunca irão reconhecer a anexação feita por Moscou

Antony BlinkenAntony Blinken - Foto: Mandel NGAN / AFP

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, acusou nesta, quinta-feira (29), a Rússia de ter feito uma "apropriação de terras" depois dos referendos na Ucrânia e voltou a prometer que os Estados Unidos nunca vão reconhecer a anexação por parte de Moscou.

Os falsos referendos do Kremlin são um esforço inútil para mascarar o que equivale a uma nova tentativa de apropriação de terras na Ucrânia, disse Blinken em um comunicado.

"Para sermos claros, os resultados foram orquestrados pela Rússia e não refletem a vontade do povo ucraniano", acrescentou.

A nova condenação de Washington ocorre em um momento em que o presidente russo, Vladimir Putin, tem previsto formalizar a anexação pela Rússia das regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk, no leste, Kherson e Zaporizhzhia no sul. 

Blinken reiterou que os Estados Unidos nunca vão reconhecer a anexação destes territórios, alegando que os referendos organizados por Moscou são "ilegítimos, que violam o direito internacional e vão contra a paz e a segurança mundiais". 

Os Estados Unidos continuarão "apoiando a Ucrânia tanto quanto for necessário", concluiu. 

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais estão considerando novas sanções contra a Rússia, disse nesta quarta o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, mas se negou a dizer quais seriam ou quando seriam adotadas.

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos
EUA

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos

Newsletter