GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Blinken afirma que Israel tem 'direito' e 'obrigação' de se defender

O pronunciamento do chefe da diplomacia americana foi feito durante sua segunda visita a Tel Aviv, desde o ataque do Hamas

O secretário de Estado dos EUA, Antony BlinkenO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Saul Loeb/AFP

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, afirmou nesta sexta-feira (3) em Tel Aviv que Israel tem o "direito" e a "obrigação" de "se defender" para garantir que o ataque do Hamas de 7 de outubro "nunca mais aconteça".

"Continuamos convencidos de que Israel não só tem o direito, mas a obrigação de se defender e de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o 7 de outubro nunca mais aconteça", disse Blinken, ao se reunir com o presidente israelense, Isaac Herzog, em Tel Aviv.

O secretário de Estado se reuniu também com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Blinken chegou a Israel em um momento em que há receios de uma escalada regional do conflito entre Israel e o Hamas, que começou depois que o movimento palestino lançou um ataque ao território israelense que deixou mais de 1.400 mortos, segundo as autoridades israelenses.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza que deixou pelo menos 9.200 mortos, segundo o movimento islamita que governa este território palestino.

Antes de chegar a Israel, Blinken instou Israel a proteger os civis em meio ao conflito.

"Vamos falar sobre medidas concretas que podem e devem ser tomadas para minimizar os danos aos homens, mulheres e crianças de Gaza", declarou Blinken, antes de deixar Washington.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter