Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Blinken alerta para propagação do conflito Israel-Hamas pela região

Diplomata americano faz um novo giro pelo Oriente Médio com o objetivo de evitar uma conflagração regional.

O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman al-Thani (R), e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dão uma entrevista coletiva após uma reunião em DohaO primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman al-Thani (R), e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dão uma entrevista coletiva após uma reunião em Doha - Foto: Evelyn Hockstein/POOL/AFP

O secretário do Estado americano, Antony Blinken, alertou neste domingo, durante viagem pelo Oriente Médio, que o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza poderia “gerar uma metástase” na região.

"É um momento de tensão profunda na região. Trata-se de um conflito que poderia facilmente gerar uma metástase, causando ainda mais insegurança e sofrimento", anunciou o chefe da diplomacia, durante uma entrevista coletiva em Doha com o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani.

O diplomata americano faz um novo giro pelo Oriente Médio com o objetivo de evitar uma conflagração regional. Ele garantiu que os Estados Unidos, principal aliado de Israel, trabalhem para “evitar que o conflito se espalhe”.

Blinken também declarou que é “imperativo” que Israel se esforce mais para proteger os habitantes de Gaza, e afirmou que, “à medida que as operações diminuam, será mais fácil garantir que a população civil não seja afetada e que possa fornecer mais ajuda ".

Blinken reiterou sua eleição às declarações de ministros israelenses que defendem o retorno dos colonos judeus a Gaza. “Os civis palestinos devem poder retornar às suas casas assim que as condições os permitirem. Não podem, não devem ser pressionados a deixar Gaza”, ressaltou.

Após visitar a Jordânia e o Catar, Blinken chegou nesta noite a Abu Dhabi, de onde seguirá para a Arábia Saudita.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter