Logo Folha de Pernambuco

Blinken

Blinken alerta que EUA tomará 'medidas' se interesses no Oriente Médio forem atacados

Para Antony Blinken, o mais importante é tentar parar os ataques em ambas as direções com a diplomacia

O Secretário de Estado dos EUA, Antony BlinkenO Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Kevin Mohatt / POOL / AFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse, nesta sexta-feira (27), que Washington tomará "todas as medidas" necessárias caso seus interesses no Oriente Médio forem atacados, antes de pedir um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah no Líbano.

"Os Estados Unidos tomarão todas as medidas no caso de que seu pessoal ou interesses sejam atacados na região", afirmou o chefe da diplomacia americana em uma coletiva de imprensa.

Para Blinken, "o mais importante é tentar parar os ataques em ambas as direções com a diplomacia e, então, usar a trégua para ver se podemos alcançar um acordo diplomático mais amplo", afirmou.

Os Estados Unidos e a França apresentaram esta semana uma proposta de cessar-fogo temporário de 21 dias para encerrar o conflito no Líbano entre Israel e o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã.

"Pode parecer difícil enxergar o caminho da diplomacia neste momento, mas ele ainda existe e, em nossa opinião, é necessário. Continuaremos trabalhando intensamente", enfatizou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter