Logo Folha de Pernambuco

Blinken

Blinken continuará trabalhando para acabar com conflito no Oriente Médio

Blinken realizou 11 viagens ao Oriente Médio desde o ataque do Hamas contra Israel em outubro de 2023

O Secretário de Estado dos EUA, Antony BlinkenO Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Kevin Mohatt / POOL / AFP

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, continuará trabalhando para acabar com as guerras em Gaza e no Líbano até que seja concluída a transferência de poder para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, informou o Departamento de Estado nesta quinta-feira (7).

"Continuaremos perseguindo o fim da guerra em Gaza, o fim da guerra no Líbano, um aumento da ajuda humanitária [para Gaza], e é nosso dever perseguir essas políticas até o meio-dia de 20 de janeiro, quando o presidente eleito tomar posse", declarou a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Blinken, que realizou 11 viagens ao Oriente Médio desde o ataque do Hamas contra Israel em outubro de 2023, pressiona há meses as partes por um acordo de cessar-fogo em Gaza que inclua a libertação dos reféns.

Trump sugeriu que dará mais liberdade a Israel na guerra em Gaza e atacou o presidente Joe Biden, que encontrou dificuldades para lidar com a ala mais radical dos democratas por não conseguir conter o principal aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio.

Blinken tentará alcançar "progressos tangíveis" em outras prioridades, como trabalhar "para ganhar a concorrência" com a China e "garantir que a Ucrânia se encontre na melhor posição possível para ter sucesso" frente à Rússia, especificou Miller.

Segundo o porta-voz, Blinken nomeou Steve Mull, um ex-diplomata de carreira que foi embaixador na Polônia e Lituânia, para gerir a transição com a equipe de Trump.

Veja também

Raquel Lyra veta íntegra de PL sobre "surfe" em ônibus: "Práticas ilícitas já são proibidas"
ÔNIBUS

Raquel Lyra veta íntegra de PL sobre "surfe" em ônibus: "Práticas ilícitas já são proibidas"

'Vovó' gerada por IA frustra criminosos em tentativas de golpe por telefone, na Inglaterra
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

'Vovó' gerada por IA frustra criminosos em tentativas de golpe por telefone, na Inglaterra

Newsletter