mundo

Blinken diz que EUA e aliados se defendem contra qualquer agressão da Coreia do Norte

Na quarta (12), pais asiático lançou um míssil de combustível sólido que sobrevoou 1.001 milhas e caiu no Mar do Leste

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em visita a Pequim, na ChinaO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em visita a Pequim, na China - Foto: Leah Millis / AFP

O secretário do Estado americano, Antony Blinken, prometeu nesta sexta-feira (14) que Washington e seus aliados se defenderão de qualquer "agressão" da Coreia do Norte.

"Estamos resolutamente unidos em uma defesa comum e vamos garantir que estamos fazendo todo o possível para impedir e nos defender de qualquer agressão", disse Blinken em uma reunião em Jacarta (Indonésia) com os ministros das Relações Exteriores do Japão e Coreia do Sul.

O diplomata americano se reuniu com os dois ministros à margem de um encontro de chanceleres da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Os três condenaram o que Blinken chamou de "provocações" de Pyongyang.

"O que a Coreia do Norte está fazendo é completamente contrário às expectativas da comunidade internacional", disse o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Park Jin.

Na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou um míssil de combustível sólido que sobrevoou 1.001 milhas a uma altura máxima de 6.648 km e caiu no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.

Veja também

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro
Vale

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil
Twitter

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil

Newsletter