Blinken diz que EUA e aliados se defendem contra qualquer agressão da Coreia do Norte
Na quarta (12), pais asiático lançou um míssil de combustível sólido que sobrevoou 1.001 milhas e caiu no Mar do Leste
O secretário do Estado americano, Antony Blinken, prometeu nesta sexta-feira (14) que Washington e seus aliados se defenderão de qualquer "agressão" da Coreia do Norte.
"Estamos resolutamente unidos em uma defesa comum e vamos garantir que estamos fazendo todo o possível para impedir e nos defender de qualquer agressão", disse Blinken em uma reunião em Jacarta (Indonésia) com os ministros das Relações Exteriores do Japão e Coreia do Sul.
O diplomata americano se reuniu com os dois ministros à margem de um encontro de chanceleres da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Os três condenaram o que Blinken chamou de "provocações" de Pyongyang.
Leia também
• Irmã do líder da Coréia do Norte faz alerta sobre "dissuasão nuclear esmagadora"
• Blinken pede respeito à liberdade de navegação no Mar do Sul da China
• Coreia do Norte afirma que lançou míssil intercontinental de combustível sólido
"O que a Coreia do Norte está fazendo é completamente contrário às expectativas da comunidade internacional", disse o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Park Jin.
Na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou um míssil de combustível sólido que sobrevoou 1.001 milhas a uma altura máxima de 6.648 km e caiu no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.