Logo Folha de Pernambuco

mundo

Blinken diz que EUA e aliados se defendem contra qualquer agressão da Coreia do Norte

Na quarta (12), pais asiático lançou um míssil de combustível sólido que sobrevoou 1.001 milhas e caiu no Mar do Leste

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em visita a Pequim, na ChinaO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em visita a Pequim, na China - Foto: Leah Millis / AFP

O secretário do Estado americano, Antony Blinken, prometeu nesta sexta-feira (14) que Washington e seus aliados se defenderão de qualquer "agressão" da Coreia do Norte.

"Estamos resolutamente unidos em uma defesa comum e vamos garantir que estamos fazendo todo o possível para impedir e nos defender de qualquer agressão", disse Blinken em uma reunião em Jacarta (Indonésia) com os ministros das Relações Exteriores do Japão e Coreia do Sul.

O diplomata americano se reuniu com os dois ministros à margem de um encontro de chanceleres da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Os três condenaram o que Blinken chamou de "provocações" de Pyongyang.

"O que a Coreia do Norte está fazendo é completamente contrário às expectativas da comunidade internacional", disse o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Park Jin.

Na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou um míssil de combustível sólido que sobrevoou 1.001 milhas a uma altura máxima de 6.648 km e caiu no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter