ORIENTE MÉDIO

Blinken inicia em Istambul a primeira etapa de sua viagem pelo Oriente Médio

O chefe da diplomacia americana discutirá sobre medidas para aumentar a ajuda humanitária a Gaza

Chefe da diplomacia americana, Antony BlinkenChefe da diplomacia americana, Antony Blinken - Foto: Evelyn Hockstein/Pool/AFP

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, aterrissou na tarde desta sexta-feira (5) em Istambul, na primeira etapa de sua nova viagem pelo Oriente Médio no âmbito da guerra de Gaza, constatou um jornalista da AFP.

Além de Turquia e Grécia, o secretário de Estado americano irá a Israel, ao território palestino da Cisjordânia e a cinco países árabes.

A viagem é o quarto giro que Blinken faz pelo Oriente Médio desde o início do devastador conflito entre Israel e Hamas e se prevê que resulte tenso ante a ameaça de uma propagação do conflito na região, após o assassinato do número dois do Hamas em Beirute e do atentado no Irã.

O chefe da diplomacia americana discutirá sobre "medidas imediatas para aumentar consideravelmente a ajuda humanitária a Gaza", indicou à imprensa o porta-voz do Departamento do Estado, Matthew Miller.

"O secretário de Estado considera que é a responsabilidade dos Estados Unidos realizarem esforços diplomáticos para enfrentar todos os desafios", acrescentou.

Washington é o principal aliado militar e político de Israel e vetou, no Conselho de Segurança da ONU, uma resolução pedindo um cessar-fogo, embora apoie que haja "pausas humanitárias".

Até 22.600 pessoas morreram em Gaza devido à ofensiva aérea e terrestre israelense contra o território palestino, segundo dados do ministério da Saúde do Hamas.

O conflito em Gaza começou após os atentados do Hamas de 7 de outubro no sul de Israel, que provocaram a morte de 1.140 pessoas, segundo uma contagem da AFP baseada em números israelenses.

A situação humanitária em Gaza é "catastrófica", segundo as Nações Unidas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter