Logo Folha de Pernambuco

Blinken

Blinken lamenta rejeição do Hamas a nova tentativa de trégua

Blinken viajou ao Oriente Médio após a morte de Sinwar

O Secretário de Estado dos EUA, Antony BlinkenO Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Kevin Mohatt / POOL / AFP

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, culpou, nesta segunda-feira (4), o movimento islamista palestino Hamas por rejeitar uma trégua temporária em Gaza, após um contato com o mediador Egito, em meio a uma nova tentativa de alcançar um acordo.

Um funcionário do Hamas disse à AFP na sexta-feira que o grupo recebeu uma proposta de trégua de curto prazo por parte do Egito e do Catar e a rejeitou por não incluir um cessar-fogo duradouro.

Em uma ligação com o ministro de Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, Blinken "apontou que o Hamas mais uma vez se recusou a libertar até mesmo um número limitado de reféns para garantir um cessar-fogo e alívio para a população de Gaza", de acordo com um comunicado do Departamento de Estado.

Blinken "enfatizou a importância de colocar fim à guerra em Gaza, garantir a libertação de todos os reféns e aumentar e manter a entrega de assistência humanitária", acrescentou.

No dia 31 de maio, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou uma proposta de cessar-fogo na guerra de Gaza que incluiria a libertação dos reféns capturados no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem insistido na manutenção da presença de tropas na fronteira com o Egito, enquanto autoridades dos Estados Unidos descreveram o líder do Hamas, Yahya Sinwar, que foi morto no mês passado por Israel, como intransigente e contrário a qualquer acordo.

Na esperança de conseguir avanços, o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, Bill Burns, conversou com seu homólogo do Mossad no Catar sobre uma proposta de cessar-fogo de curto prazo para libertar alguns dos reféns, segundo uma fonte próxima às negociações.

Blinken viajou ao Oriente Médio após a morte de Sinwar e, na sexta-feira, conversou por telefone com Ron Dermer, ministro de Assuntos Estratégicos e alto conselheiro de Netanyahu.

Em parte, Blinken tem se concentrado em estabelecer um plano pós-conflito para Gaza que permita a Israel declarar o fim da guerra, mesmo sem um acordo negociado.

O chefe da diplomacia americana também tem buscado um acordo no Líbano para pôr fim à ofensiva de Israel, o que obrigaria o movimento xiita libanês Hezbollah a abandonar as áreas de fronteira.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter