GUERRA

Blinken viajará ao Oriente Médio na próxima semana para impulsionar trégua

O secretário de Estado americano fará sua oitava visita à região, desde o ataque do Hamas contra o território israelense em 7 de outubro

Secretário de Estado dos EUA, Antony BlinkenSecretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Juan Mabromata/AFP

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitará o Oriente Médio na próxima semana para impulsionar um plano de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas, anunciou o Departamento de Estado nesta sexta-feira (7).

Blinken, que fará sua oitava visita à região desde o ataque do Hamas contra o território israelense em 7 de outubro, visitará Israel e os aliados árabes dos Estados Unidos na região - Egito, Jordânia e Catar - entre segunda e quarta-feira, indicou o Departamento de Estado.

No giro, Blinken "enfatizará a importância de que o Hamas aceite a proposta sobre a mesa, que é quase idêntica a uma que o Hamas apoiou no mês passado", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em um comunicado.

O chefe da diplomacia americana "discutirá como a proposta de cessar-fogo beneficiaria tanto israelenses como palestinos", acrescentou.

"Blinken destacará que aliviaria o sofrimento (da população) em Gaza, permitiria um aumento maciço da ajuda humanitária e permitiria aos palestinos retornarem aos seus povoados", continuou.

Os Estados Unidos pressionam para que o Hamas aceite um plano apresentado há uma semana pelo presidente Joe Biden que deteria os combates durante pelo menos seis meses e permitiria libertar os reféns capturados por militantes islamistas em 7 de outubro.

Blinken viajará à região depois de passar pela França, onde acompanhou Biden nas comemorações pelos 80 anos do Desembarque aliado na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial, um fato histórico que ficou conhecido como Dia D.

Em seguida, retornará na quarta-feira para se reencontrar com o presidente americano para a cúpula do Grupo dos Sete (G7) na Itália.

Veja também

Hamas afirma estar pronto para "uma longa guerra de desgaste" em Gaza
Hamas

Hamas afirma estar pronto para "uma longa guerra de desgaste" em Gaza

Ministério da Justiça pede envio de brigadistas para combater queimadas na Amazônia e Pantanal
Amazônia

Ministério da Justiça pede envio de brigadistas para combater queimadas na Amazônia e Pantanal

Newsletter