Logo Folha de Pernambuco

GUERRA ISRAEL-HAMAS

Blinken visitará a Jordânia em viagem dedicada à crise no Oriente Médio

O secretário de Estado americano já visitou a Jordânia durante um giro regional, após o ataque do movimento islamista Hamas contra Israel

O secretário de Estado dos EUA, Antony BlinkenO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Saul Loeb/AFP

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, voltará à Jordânia, cujas relações com Israel se deterioraram drasticamente com a guerra na Faixa de Gaza, informou o Departamento de Estado nesta quarta-feira (1º).

Primeiro, Blinken viajará na sexta-feira para Israel, onde se reunirá com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, informou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Blinken poderá fazer escala em outros locais, acrescentou, negando-se a dar detalhes.

O secretário de Estado americano já visitou a Jordânia durante um giro regional, após o sangrento ataque do movimento islamista Hamas contra Israel, em 7 de outubro. E tanto ele quanto o presidente Joe Biden conversaram com o rei Abdullah II em várias ocasiões, inclusive na noite de terça-feira.

A Jordânia, um aliado dos Estados Unidos e que assinou um tratado de paz com seu vizinho, Israel, em 1994, anunciou, nesta quarta, que decidiu chamar a consultas "imediatamente" seu embaixador em Israel em protesto contra a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

Amã disse que "condena a guerra israelense" e chamou atenção para a "catástrofe humanitária sem precedentes" em Gaza.

A esse respeito, o porta-voz do Departamento de Estado afirmou que Washington compartilha a preocupação com a crise humanitária em Gaza, mas acredita que as medidas para reduzir a presença diplomática de um país "não são produtivas no longo prazo".

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter