Logo Folha de Pernambuco

Dia do Motociclista

Blitz educativa leva conscientização sobre segurança no trânsito a motociclistas no Recife

Condutores deste tipo de veículo estarem atentos às medidas de segurança, como uso de capacete e limite de velocidade

Ação ocorreu na Zona Sul do RecifeAção ocorreu na Zona Sul do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Marcando o Dia do Motociclista, celebrado nesta quarta-feira (27), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realiza, nesta manhã, uma blitz educativa voltada para conscientização sobre a importância de os condutores deste tipo de veículo estarem atentos às medidas de segurança, como uso de capacete e limite de velocidade.
 
A operação ocorre na avenida Engenheiro José Estelita, na altura do viaduto Capitão Temudo, e segue até as 10h. “A CTTU está realizando, em parceria com vários órgãos de trânsito, essa megaoperação para trazer informações educativas e conscientizar os motociclistas sobre o uso correto do capacete, com a viseira abaixada, respeitar os limites de velocidade na via, sobre não conduzir a moto alcoolizado”, explicou a gestora de educação no trânsito da CTTU, Marcela Assis.


 
Durante a ação, também foi lançado o Relatório de Segurança Viária, que traz informações sobre acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. De acordo com o levantamento, entre 2020 e 2021, o Recife apresentou uma redução de 39% nas mortes de motociclistas. No entanto, esse público ainda representa 25% das vítimas fatais no trânsito.
 
“A gente apresenta esses dados para os motociclistas, para que eles entendam que existem eixos importantes, que são os dados, a fiscalização, a engenharia, a educação. A gente apresenta para eles que de 2020 a 2021 a gente reduziu em 39% os sinistros fatais com os motociclistas. É um avanço, é muito importante, mas a gente precisa melhorar ainda mais, precisa conscientizar ainda mais esses motociclistas, porque a gente ainda tem um dado alarmante que mostra que 44% dos motociclistas excedem o limite de velocidade”, comentou Marcela.


 
O geólogo André Cunha, de 45 anos, tem a motocicleta como principal veículo de locomoção e aprovou a ação de conscientização montada na avenida José Estelita. “Eu acho muito bom esse tipo de ação de conscientização porque, além de ser uma ação educativa, ela tem como base a prevenção de acidentes”, disse.
 
O eletricista Josenildo Pereira, 44, já sofreu acidente de trânsito enquanto conduzia a moto e percebeu a importância de redobrar a atenção nas vias. “É sempre bom estar repetindo esse tipo de ação porque a gente vê muito acidente por conta de besteira e com muitas vidas perdidas. Um descuido e a gente acaba indo para o chão, uma coisa que é terrível”, pontuou.

Veja também

Newsletter