Detran instala gratuitamente no Recife 300 antenas corta pipa, item obrigatório para motoboy
Equipamento reduz possibilidade de acidentes provocados pelo cerol de pipa
Para orientar motociclistas quanto à necessidade do uso de equipamentos de proteção contra o cerol, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu, nesta terça-feira (11), blitz educativa na Avenida José Estelita, no bairro do Cabanga, no Recife. A iniciativa contou com a instalação de trezentas antenas corta pipa, equipamento utilizado nas motocicletas para evitar mutilação ocasionada pelo uso do cerol nas linhas de pipa.
O cerol é um produto originário da mistura de cola com vidro moído, comumente utilizado em linhas que suspendem pipas. João Alexandre, coordenador de ação da blitz, alerta que cortes causados por cerol de pipa podem causar lesões e acidentes fatais, inclusive levando a óbito.“Esse equipamento salva vidas. Evita que as pessoas sejam lesionadas, mutiladas ou percam a vida”, disse ele, ressaltando a importância da utilização da antena corta pipa nas motos.
De acordo com a Lei 11.931, sancionada em janeiro de 2001, é terminantemente proibida a utilização e comercialização do cerol em linha ou cordão para pipas no território pernambucano. A lei prevê a punição do usuário ou comerciante desse material, inclusive de pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que forem flagrados fazendo uso do cerol.
Leia também
• Paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife celebram hoje Nossa Senhora Aparecida; veja programação
• Confira o que abre e o que fecha na RMR nesta quarta (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida
• Programe-se! Tem diversão para todas as idades nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças
Para os profissionais que utilizam as motocicletas como instrumento de trabalho, como motoboys, motofretistas e mototaxistas, a utilização da antena no cotidiano é obrigatória. O profissional flagrado sem o equipamento pode ser enquadrado em infração de natureza grave e receber multa de R$ 195,23, além de cinco pontos no prontuário. Em média, uma antena custa no comércio R$ 15.
Relembrando o acidente sofrido por um amigo, o eletricista Jadson Nascimento foi à blitz para instalação da antena. “Um colega meu sofreu uma lesão muito grave no pescoço e acabou falecendo. Graças a Deus, a ação do Detran disponibilizou trezentos itens que, com certeza, estão salvando a vida de trezentos motoqueiros”.
Em paralelo à instalação das antenas, o Detran também realizou um mutirão de atendimentos de entrada e renovação de documentos, consulta de veículos e multas e impressão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).