Bloco Flor da Lira recua nos preparativos diante da incerteza do Carnaval de rua em 2022
Na quinta (25), o secretário de Saúde André Longo afirmou que decisões sobre a festa não serão tomadas este ano
“Vem, vem, vem, Dudu. Venha ver Flor da Lira passar, pois o frevo está em Olinda e chegou para ficar." Apesar de um dos trechos da música do Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira fazer convite ao público para prestigiar o Carnaval de rua, o grupo, assim como outros coletivos, ainda não sabe como será a festa em 2022.
Em coletiva de imprensa na quinta-feira (25), aliás, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que decisões sobre a festa não serão tomadas em 2021.
O Bloco Flor da Lira, que tem sedes em Olinda e no Recife, leva charme e poesia desde os anos 1920 para as ruas do Sítio Histórico de Olinda e do Bairro do Recife. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, não poderá atuar da mesma forma. Hoje, o bloco lírico, que agrada foliões de todas as idades, segue com saudades do público.
“Temos atendido algumas solicitações e contratos. O preparativo para o Carnaval de 2022 já se encontra 'quase' pronto, porque acreditávamos que teria Carnaval no próximo ano. Pelo andar das coisas, talvez não tenha. É lamentável, mas é pela vida do povo. Infelizmente, é a época que estamos passando", explica o presidente da agremiação de Olinda, Seronildo Guerra.
“Em Olinda, estávamos muito esperançosos, mas não sabemos. A cidade já está com vários turistas, e não temos mais como mostrar o museu do Carnaval de Olinda. Espero que, em breve, tenhamos como mostrar para todos os que fazem o Carnaval de Pernambuco”, complementa.
Leia também
• Academias de Ciências e Medicina de Pernambuco desaconselham realização do Carnaval 2022
• Homem da Meia-Noite repagina o guarda-roupa e reabre sede para mostra de artistas olindenses
• Em meio ao anúncio de blocos, Governo de PE promete definição sobre Carnaval 2022
O bloco, que enaltece a cultura dos blocos líricos, se mantém por meio de apresentações. Neste mês, já foram realizadas quatro shows na Região Metropolitana do Recife. O grupo levou seu trabalho para a Concha Acústica da UFPE, Quinta do Galo, Mercado Eufrásio ‘Olinda dá Gosto’, e uma apresentação social na Capela Santa Edwiges, no bairro do Prado.
Apesar da incerteza em torno de como vai ser o Carnaval do ano que vem, o Bloco Flor da Lira de Olinda já possui tema definido - o grupo não quis revelar, apenas indicou que presta homenagem a um artista plástico de Olinda.