Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Bloco Flor da Lira recua nos preparativos diante da incerteza do Carnaval de rua em 2022

Na quinta (25), o secretário de Saúde André Longo afirmou que decisões sobre a festa não serão tomadas este ano

Bloco Flor da Lira de Olinda em apresentação na Quinta do GaloBloco Flor da Lira de Olinda em apresentação na Quinta do Galo - Foto: Divulgação

“Vem, vem, vem, Dudu. Venha ver Flor da Lira passar, pois o frevo está em Olinda e chegou para ficar." Apesar de um dos trechos da música do Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira fazer convite ao público para prestigiar o Carnaval de rua, o grupo, assim como outros coletivos, ainda não sabe como será a festa em 2022.  

Em coletiva de imprensa na quinta-feira (25), aliás, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que decisões sobre a festa não serão tomadas em 2021

O Bloco Flor da Lira, que tem sedes em Olinda e no Recife, leva charme e poesia desde os anos 1920 para as ruas do Sítio Histórico de Olinda e do Bairro do Recife. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, não poderá atuar da mesma forma. Hoje, o bloco lírico, que agrada foliões de todas as idades, segue com saudades do público. 

“Temos atendido algumas solicitações e contratos. O preparativo para o Carnaval de 2022 já se encontra 'quase' pronto, porque acreditávamos que teria Carnaval no próximo ano. Pelo andar das coisas, talvez não tenha. É lamentável, mas é pela vida do povo. Infelizmente, é a época que estamos passando", explica o presidente da agremiação de Olinda, Seronildo Guerra. 

“Em Olinda, estávamos muito esperançosos, mas não sabemos. A cidade já está com vários turistas, e não temos mais como mostrar o museu do Carnaval de Olinda. Espero que, em breve, tenhamos como mostrar para todos os que fazem o Carnaval de Pernambuco”, complementa.

O bloco, que enaltece a cultura dos blocos líricos, se mantém por meio de apresentações. Neste mês, já foram realizadas quatro shows na Região Metropolitana do Recife. O grupo levou seu trabalho para a Concha Acústica da UFPE, Quinta do Galo, Mercado Eufrásio ‘Olinda dá Gosto’, e uma apresentação social na Capela Santa Edwiges, no bairro do Prado. 

Apesar da incerteza em torno de como vai ser o Carnaval do ano que vem, o Bloco Flor da Lira de Olinda já possui tema definido - o grupo não quis revelar, apenas indicou que presta homenagem a um artista plástico de Olinda. 
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter