Logo Folha de Pernambuco

Espaço

Blue Origin realiza com êxito seu quarto voo tripulado à última fronteira

Voo proporcionou lazer de dez minutos no espaço

companhia Blue Origin realizou com sucesso, nesta quinta-feira (31), seu quarto voo espacial tripuladocompanhia Blue Origin realizou com sucesso, nesta quinta-feira (31), seu quarto voo espacial tripulado - Foto: Patrick T. Fallon / AFP

A companhia Blue Origin realizou com sucesso, nesta quinta-feira (31), seu quarto voo espacial tripulado, uma viagem de lazer de dez minutos para além da atmosfera do planeta.

O foguete suborbital, New Shepard, decolou da base Launch Site One da companhia no oeste do Texas às 10h58 (horário de Brasília) com seis pessoas a bordo.

A equipe incluía Gary Lai, arquiteto-chefe do programa New Shepard, e cinco clientes que pagaram uma quantia não revelada pela viagem.

"Senti que minha pele se retraía", disse Lai, sobre a viagem no foguete.

A inclusão de Lai aconteceu depois que foi cancelada, sem revelar o motivo, a participação do comediante Pete Davidson, namorado da estrela de reality shows Kim Kardashian.

Depois do lançamento, o foguete reutilizável, de zero emissões de gases de efeito estufa, aterrissou verticalmente em uma plataforma, enquanto que a cápsula continuou voando, cruzando a linha Karman, que marca o começo do espaço, a 100 quilômetros de altura. 

Os passageiros soltaram os cintos e desfrutaram de alguns minutos da ausência de gravidade, antes que a cápsula voltasse a entrar na atmosfera, soltasse seu paraquedas e flutuasse até a superfície para uma suave aterrissagem no deserto.

Em voos anteriores da Blue Origin participaram o proprietário da companhia, Jeff Bezos, assim como o ícone de Star Trek, William Shatner.

O setor de turismo espacial está finalmente decolando.

Lai explicou aos jornalistas que a empresa seguia realizando melhorias técnicas no veículo com o objetivo de reduzir os custos e o tempo entre voos.

"Algum dia nos verão realizar um lançamento por semana", garantiu.

Na próxima semana, a empresa Space X, de Elon Musk, projeta levar três magnatas e um ex-astronauta à Estação Espacial Internacional no âmbito da missão Axiom-1.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter