Logo Folha de Pernambuco

Colômbia

Bogotá restringe uso de veículos por um dia para reduzir poluição

O "Dia sem carro" é realizado em Bogotá desde 2000 pelo menos uma vez ao ano

BogotáBogotá - Foto: Divulgação

Bogotá restringiu por um dia o tráfego de carros e motocicletas para reduzir a poluição na capital colombiana, uma das maiores metrópoles da América Latina.

Durante 16 horas, a partir das 5h00 locais desta quinta-feira, as avenidas habitualmente congestionadas só puderam ser transitadas por veículos motorizados do serviço público. 

Veículos particulares podiam fazê-lo com autorizações especiais. Quem descumprir a ordem deverá pagar uma multa equivalente a 105 dólares.

Em um primeiro balanço do dia à imprensa, a prefeita da cidade, Claudia López, celebrou a contribuição da medida na redução da poluição na cidade de oito milhões de habitantes.

“Estamos fazendo um dia sem carro e sem moto que deixa de emitir 51% das toneladas de dióxido de carbono que estariam contaminando nossa cidade”, declarou.

As autoridades preveem ainda uma diminuição de 43% nas emissões de mp 2.5, um material microscópico que afeta a saúde humana.

O “Dia sem carro” é realizado em Bogotá desde 2000 pelo menos uma vez ao ano. Só em 2020 e 2021, não aconteceu devido à pandemia.

Segundo dados da prefeitura, atualmente circulam na capital ao menos 1,8 milhões de automóveis e quase 470 mil motocicletas. Estudos independentes a apontam como uma das dez metrópoles mais congestionadas do mundo.

Há muito tempo, o uso da bicicleta é promovido a fim de aliviar as vias.

As cidades vizinhas de Chía e Mosquera - onde vivem muitos trabalhadores da capital - e Cali aplicaram também a medida nesta quinta-feira.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter