Logo Folha de Pernambuco

ANIVERSÁRIO DO RECIFE

"Boi Voador" ganha nova edição este domingo (17); espetáculo integra agenda do aniversário do Recife

Evento gratuito acontece a partir das 18h no Marco Zero

Espetáculo Boi VoadorEspetáculo Boi Voador - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Quem estiver neste domingo (17) na Praça do Marco Zero, região central Recife, vai poder acompanhar o espetáculo do Boi Voador, que ganha nova edição, em apresentação única, e integra a programação de aniversário da capital pernambucana, que completou 487 anos, na última terça-feira (12). As comemorações tiveram início no último sábado (9) e vão até o dia 24 de março.

O intuito da apresentação é de proporcionar à população uma imersão na história da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Recentro.

Em 2023, o evento aconteceu no dia 12 de março, também no aniversário do Recife, e reuniu mais de 10 mil pessoas no Marco Zero. Neste ano, o personagem principal da história, o boi, que é uma criação de Leopoldo Costa, segue no mesmo estilo de sempre.

Sinopse do espetáculo
Na apresentação, o público terá a oportunidade de ver se o conde Maurício de Nassau cumprirá a promessa de fazer um boi voar. O espetáculo teatral visita o século XVII, mostrando ao grande público, fatos e personagens marcantes do período da dominação holandesa em Pernambuco. Maurício de Nassau, personagem central da trama, chegou para governar a Nova Holanda, como era chamado o Brasil em 1637.

Nesse importante momento da história de Pernambuco, o conde veio acompanhado de inúmeros intelectuais, causando, antes mesmo da sua chegada, muitos questionamentos e certa ansiedade na população local.

Com texto e direção de Ruy Aguiar, esta é a quarta edição do espetáculo a céu aberto. O ator e dramaturgo decidiu abrilhantar ainda mais a apresentação com novas músicas, cenas e danças da época.

O secretário de Turismo e Lazer da cidade, Antonio Coelho, diz que o Boi Voador é parte integrante da história da capital e já faz parte do imaginário do recifense.

"O público vai mergulhar nessa narrativa envolvente, que une cultura, humor e fantasia. O Boi Voador promete surpreender e encantar a todos", destacou.

No total, 90 atores e bailarinos do teatro pernambucano contarão as grandes obras que o então governador Maurício de Nassau realizou no Estado. A maior e mais questionada na época e que gerou a lendária história do Boi Voador, é a Ponte do Recife.

O conjunto arquitetônico do município é utilizado na peça. A Ponte Maurício de Nassau é replicada no cenário, e, a cada edição, são incorporados novos elementos à cena. Para o ano de 2024, prevalece a introdução de projeção de mapping para aprimorar o visual do produto.

Bloco apresenta nova calunga, neste sábado (16)
Ainda como parte das comemorações, o bloco lírico O Bonde apresenta a mais nova calunga do Carnaval: "A Deusa do Mercado de São José". O desfile da agremiação em homenagem ao aniversário do Recife acontece neste sábado (16), a partir das 9h30, tendo concentração na lateral do Mercado de São José. O cortejo seguirá pela rua Direita até chegar no Pátio do Terço.

Exposição no Parque da Maxaceira
Localizado na Zona Norte do Recife, o Parque da Macaxeira vai receber, também neste sábado (16), a partir das 10h, uma exposição de material militar, armamento bélico e cães de guerra do Exército Brasileiro. O evento segue até às 20h.

Entre os equipamentos expostos ao público, estarão motos, trator, caminhão, viatura, entre outros. Na oportunidade, a população vai poder divertir a criançada com uma feira artesanal e gastronômica.

Às 10h, haverá a apresentação de orquestra e passistas, já às 17h, a banda de música do Comando Militar do Nordeste (CMNE) assume a programação. Às 18h, haverá ainda a apresentação da Seção de Cães de Guerra do 4º Batalhão de Polícia do Exército.

A programação do aniversário do Recife segue com os eventos abaixo: 

23/03 - Sábado 
Festival de Jazz do Recife 
Local - Parque Santana
Horário - 16h às 23h

24/03 - Domingo
Música na Igreja 
Local - Basílica de Nossa Senhora do Carmo 
Horário - 16h

Viva Guararapes
Local - Avenida Guararapes
Horário - 10h às 17h

Veja também

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
Bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

Newsletter