Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Boias anti-imigrantes no Texas são 'ilegais', diz embaixador dos EUA no México

Na terça-feira, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que essas boias eram uma "provocação" e que violavam a soberania mexicana

Boias no Rio Grande, na fronteira do México com Estados UnidosBoias no Rio Grande, na fronteira do México com Estados Unidos - Foto: divulgação/Governo do Texas

As boias colocadas pelo estado do Texas no rio Bravo, na fronteira com o México, para impedir a passagem de imigrantes foram declaradas "ilegais" pelo embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, nesta quinta-feira (27).

Em coletiva de imprensa, o diplomata registrou que o Departamento de Justiça apresentou um processo civil na segunda-feira para impedir que o governo do republicano Greg Abbott colocasse mais barreiras e pedisse a remoção dos já existentes.

"O que o Texas está fazendo é ilegal, mas também é (...) fazer da questão da imigração um fenômeno político e não um fenômeno humanitário, econômico", disse Salazar.

Ele apontou que é mais importante abordar as causas da imigração e construir políticas que permitam um fluxo legal, seguro e ordenado de imigrantes.

Na terça-feira, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que essas boias eram uma "provocação" e que violavam a soberania mexicana.

Por sua vez, a chanceler mexicana, Alicia Bárcena, informou na quarta-feira que mais de 75% da barreira de boias, de 305 metros de comprimento, estão localizadas no território mexicano e que seu gabinete enviou duas notas diplomáticas a Washington especificando os tratados fronteiriços que são violados com sua instalação.

No início de julho, Abbott ordenou a instalação da barreira de boias no rio Grande, além de cercas de arame farpado nas margens, em um ponto usado pelos imigrantes que cruzam a fronteira vindos do México.

Segundo informações de meios de comunicação, alguns imigrantes ficaram presos nas boias e tiveram que ser resgatados.

Um empresário do Texas que oferece passeios pelo rio também apresentou um processo contra as barreiras, alegando que elas prejudicavam a passagem de suas embarcações turísticas.

Na semana passada, a embaixada do México anunciou que também analisa possíveis ações legais.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter