Mundo

Bolívia doa 62 toneladas de ajuda para Cuba devido incêndio em Matanzas

Raio atingiu um dos tanques do depósito localizado nos arredores de Matanzas, cerca de 100 quilômetros a leste de HavaRaio atingiu um dos tanques do depósito localizado nos arredores de Matanzas, cerca de 100 quilômetros a leste de Hava - Foto: Yamil Lage / AFP

A Bolívia se juntou em solidariedade internacional à Cuba neste domingo (21) devido ao incêndio em uma usina de armazenamento de petróleo em Matanzas, com uma doação de 62 toneladas de alimentos, remédios e equipamentos.

"Este ato é mais um exemplo da irmandade que nossos povos possuem", disse o chanceler boliviano Rogelio Mayta em um ato no aeroporto internacional Viru Viru, em Santa Cruz, leste do país.

Dessas 62 toneladas, 30 são doadas pelo Estado e o restante por cubanos residentes na Bolívia e organizações bolivianas ligadas à ilha.

Mayta explicou que a entrega atende ao princípio de reciprocidade, já que Cuba presta apoio à Bolívia desde 2006, com equipes de alfabetização, brigadas médicas e capacitação de profissionais de saúde.

No dia 5 de agosto, um raio provocou um grande incêndio em um tanque de petróleo na cidade cubana de Matanzas, deixando 16 mortos, em sua maioria bombeiros que combatiam o fogo.

O governo do esquerdista Luis Arce é aliado político de Cuba, uma relação fortalecida durante o mandato do ex-presidente Evo Morales (2006-2019).

"Sabemos que sempre podemos contar com a Bolívia, assim como você pode ter fé absoluta de que Cuba estará do seu lado em todas as circunstâncias", afirmou o cônsul de Cuba na cidade de Santa Cruz, Fakri Rodríguez.

 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter