Logo Folha de Pernambuco

Aeroporto do Recife

Bolivianos são presos no Aeroporto do Recife ao tentar ir para Espanha com passaportes de terceiros

Polícia Federal investiga se há alguma relação entre os casos, ocorridos em dias diferentes

Aeroporto do RecifeAeroporto do Recife - Foto: Chico Andrade/Setur-PE

Três bolivianos foram detidos no Aeroporto do Recife, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana, ao tentarem embarcar para a Espanha com passaportes de outras pessoas, segundo a Polícia Federal (PF). Os casos ocorreram em dias diferentes e a corporação investiga se há alguma relação entre os envolvidos.

A primeira prisão ocorreu logo nas primeiras horas de 2022, na madrugada de sexta-feira (31) para sábado (1º). Funcionários de uma companhia aérea identificaram inconsistências no passaporte de uma boliviana, segundo divulgou a PF na manhã desta segunda-feira (3).

"O carimbo que constava no documento de viagem não era original, e por isso ela foi detida e levada a uma sala reservada da PF no aeroporto", informou a corporação, por meio de nota. 

Ainda segundo a polícia, a boliviana afirmou, em depoimento, que possui dupla nacionalidade e que os filhos moram na Espanha. Os policiais também encontraram um outro documento de identidade escondido no sapato da mulher - ela alegou que pertencia a uma irmã. 

A representação da Polícia Federal em Madri fez contato com a Polícia Nacional da Espanha e confirmou que os dados no sistema de passaportes são autênticos, porém, as digitais não coincidem com a pessoa que se apresentou para embarque. 

A boliviana foi indiciada pelo crime de falsidade ideológica e, após audiência de custódia, foi liberada para responder em liberdade até que o caso seja concluído pela PF.

Já no domingo (2), outros dois bolivianos, um homem e uma mulher, foram presos em uma ocorrência similar. Eles também tentavam embarcar para o país europeu com passaportes de outras pessoas. 

Funcionários da companhia aérea acionaram a Polícia Federal, que conseguiu localizar e prender os suspeitos ainda no terminal aéreo recifense. 

"Durante o interrogatório, os bolivianos disseram ter recebido os passaportes na cidade de Cochabamba, na Bolívia, e que iriam para a cidade de Málaga, na Espanha, para viver e trabalhar", informou a Polícia Federal. Os dois foram indiciados pelo crime de falsidade ideológica e passarão por audiência de custódia.

A PF não informou as idades dos presos e agora investiga se alguém envia os passaportes originais para as pessoas ou se há uma organização criminosa desempenhando esse tipo de migração ilegal

Polícias da Bolívia e da Espanha devem ajudar a corporação brasileira na apuração do caso, bem como a Interpol.

Veja também

Newsletter