MUNDO

"Bolo de casamento" com 12 metros de altura e 25 mil azulejos é inaugurado na Inglaterra

Obra da artista portuguesa Joana Vasconcelos tem estátua de Santo Antônio no interior e é decorada com sereias e querubins

Escultura de bolo de casamento de 12 metros de altura será inaugurado na Inglaterra e é revestido por azulejos Escultura de bolo de casamento de 12 metros de altura será inaugurado na Inglaterra e é revestido por azulejos  - Foto: Reprodução/Instagram

Já imaginou um bolo de casamento de 12 metros de altura? Ele existe e será inaugurado nesta quinta-feira (15), na Inglaterra. Apesar da fartura, no entanto, a iguaria não é comestível.

Trata-se de uma obra da artista portuguesa Joana Vasconcelos, que usou 25 mil azulejos, além de 1.238 peças de cerâmica e 3,5 mil peças de ferro forjado para dar vida à escultura. Com início em 2017, o projeto foi encomendado para o Waddesdon Manor, um grande parque de esculturas da região situado no condado de Buckinghamshire.

De acordo com o jornal português SIC Notícias, a obra "Bolo de Noiva" é revestida por sereias, golfinhos, velas, chafarizes e querubins. Com quatro andares, cada piso tem uma cor diferente. O primeiro deles é verde, o segundo azul, o terceiro rosa e o último é pintado na cor amarela. Já o interior conta com estátuas de Santo António, uma referência ao santo casamenteiro.

O último andar também é formado por uma passarela que permite aos "noivos" um passeio até o topo, simulando o tradicional adorno presente nos bolos de casamentos tradicionais. Para colocar a obra de pé, Joana se inspirou nas fachadas de edifícios do século XX. A artista fez um trabalho de pesquisa da história da Fábrica Viúva Lamengo, responsável pela fabricação de azulejos utilizados na estrutura.
 

A empresa de azulejos foi fundada em 1849 para reabilitar peças que "fazem, de alguma maneira, parte do imaginário coletivo e da história e tradição". Todos os detalhes foram produzidos em Portugal e desmontados para serem transportados até a Inglaterra. O tamanho tradicional dos azulejos de 14 por 14 centímetros determinaram o tamanho da estrutura, que tem diâmetro de 11 metros.

— Nós, artistas temos estes sonhos impossíveis. E a única forma de realizarmos esses sonhos é encontrar alguém tão louco como nós. Um dia o barão Jacob Rothschild disse que adorava o "Bolo de Noiva", que tínhamos de fazê-lo. E eu pensei "meu Deus", acabei de encontrar um parceiro. É alguém que pensa tão alto como eu — afirmou ela em coletiva de imprensa. Rothschild é um filantropo britânico e membro da família de banqueiros dona do palácio.

— Eu tinha sempre pensado do ponto de vista de uma escultora e não nunca pensei que ia fazer a obra num jardim fantástico de escultura onde também havia casamentos. Foi completamente incrível — complementou.

A inauguração da peça vai contar com a presença do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, que fará uma viagem ao Reino Unido para celebrar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica. As visitas guiadas ao público acontecem entre 18 de junho a 26 de outubro, às quintas-feiras e em alguns domingos.

— Espero que as pessoas sejam felizes aqui, que tenham um momento inesquecível e que saiam com um sorriso nos lábios — desejou Joana Vasconcelos ao jornal Diário de Notícias.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter