Logo Folha de Pernambuco

ARGENTINA

Bolsa argentina sobe 20% na abertura em 1ª sessão após vitória de Milei

A alta é liderada pelas ações da petroleira estatal YPF, uma das empresas que o presidente eleito anunciou que pretende privatizar

Milei ganhou com 55% dos votos contra Sergio Massa, ministro da economia Milei ganhou com 55% dos votos contra Sergio Massa, ministro da economia  - Foto: Luis Robayo/AFP

A Bolsa de Buenos Aires subiu 20% na abertura desta terça-feira (21), após o feriado de segunda-feira, na primeira sessão depois da contundente vitória do ultraliberal Javier Milei no segundo turno da eleição presidencial.

A alta é liderada pelas ações da petroleira estatal YPF (+34%), uma das empresas que o presidente eleito anunciou que pretende privatizar, no âmbito de uma ampla reforma do Estado.

Nesta segunda, as ações da YPF que cotam em Wall Street fecharam com alta de 40%.

A taxa de câmbio informal, conhecida como "dólar blue", reagiu com moderação, sendo negociada a 1.050 pesos por dólar, em comparação com 371,50 pesos por dólar da taxa de câmbio oficial.

A Argentina aplica um sistema de controle cambial desde 2019.

Em outubro, o "blue" ultrapassou a barreira psicológica dos 1.000 pesos, embora tenha caído depois.

Milei, um economista de 53 anos que propôs fechar o Banco Central e dolarizar a economia para acabar com a emissão monetária e a inflação, venceu com 55,7% dos votos sobre o ministro atual da Economia, o peronista Sergio Massa.

A Argentina tem uma inflação anualizada de quase 143%, uma das mais altas do mundo.

Nesta terça-feira, Milei teve sua primeira reunião com o presidente Alberto Fernández para coordenar a transição de governo, assim como a posse, marcada para 10 de dezembro.

Nenhum deles deu declarações à imprensa.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter