Logo Folha de Pernambuco

MERCADO

Bolsas da Ásia fecham em alta após série de estímulos para impulsionar economia chinesa

No terceiro dia consecutivo de ganhos, os mercados da China continental lideraram a onda positiva

Moeda da China, YuanMoeda da China, Yuan - Foto: Wirestock/Freepik

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (25), com as ações chinesas estendendo ganhos recentes, após Pequim anunciar uma série de medidas de estímulo para impulsionar o crescimento da segunda maior economia do mundo.

No terceiro dia consecutivo de ganhos, os mercados da China continental lideraram a onda positiva: o índice Xangai Composto saltou 3,03%, a 2.906,11 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,62%, a 1.689,98 pontos.

Na quarta-feira (24), o banco central chinês (PBoC) anunciou um corte na taxa de compulsório bancário que deve injetar cerca de 1 trilhão de yuans (US$ 141 bilhões) na economia. Além disso, divulgou regras para empréstimos direcionados ao setor imobiliário, que enfrenta sérias dificuldades há anos.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng subiu 1,96% em Hong Kong, a 16.211,96 pontos, e o Taiex registrou alta de 0,71% em Taiwan, a 18.002,62 pontos, enquanto as bolsas de Tóquio e de Seul tiveram ganhos apenas marginais. O japonês Nikkei subiu 0,03%, a 36.236,47 pontos, e o Kospi teve avanço idêntico, de 0,03%, a 2 470,34 pontos, após a Coreia do Sul publicar dados de crescimento um pouco melhores do que o esperado.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo quinto pregão consecutivo, com destaque para o setor minerador. O S&P/ASX 200 avançou 0,48% em Sydney, a 7.555,40 pontos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter