PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bolsonaro concede a si mesmo título de Grão-mestre de Ordem do Mérito Científico

O presidente segue o regulamento da Ordem Nacional do Mérito Científico, que prevê esses títulos para o Presidente da República e seus Ministros

Jair Bolsonaro (sem partido)Jair Bolsonaro (sem partido) - Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu a si mesmo o título de Grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, em decreto publicado nesta quinta-feira. Bolsonaro, conhecido por suas declarações anticiência, como as críticas às vacinas, também condecorou os ministros Milton Ribeiro, da Educação, Paulo Guedes, da Economia, Carlos França, das Relações Exteriores, e Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia.

O presidente segue o regulamento da Ordem Nacional do Mérito Científico, que prevê esses títulos para o Presidente da República e seus Ministros, que juntos compõem o Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2002, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso assinou decreto que estabeleceu essas regras para o funcionamento da ordem.

No decreto desta quinta-feira, Bolsonaro também admitiu na ordem três personalidades nacionais: João Cândido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari; Daniel Vilela, ex-deputado federal e presidente do MDB Goiás; e a senadora da Paraíba Daniella Ribeiro (Progressistas).

O documento também concedeu a ordem a mais de 30 professores e pesquisadores. A honraria havia sido distribuída pela última vez em 2018, no governo Michel Temer (MDB).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter