Logo Folha de Pernambuco

ALIANÇA

Bolsonaro espera que Trump ajude em seu retorno político

Assim como Trump, Bolsonaro atribuiu os seus problemas jurídicos a uma suposta perseguição política

Bolsonaro e Trump se cumprimentam em encontro nos Estados UnidosBolsonaro e Trump se cumprimentam em encontro nos Estados Unidos - Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro espera que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apoie seu retorno político nas eleições de 2026 no Brasil, segundo uma entrevista publicada na quinta-feira (28), apesar de enfrentar acusações por um suposto plano de golpe de Estado.

O Wall Street Journal informou que Bolsonaro aposta em Trump para pressionar os juízes brasileiros e conseguir o adiamento da aplicação de uma decisão judicial que o deixou inelegível até 2030 por denunciar sem fundamento o sistema de votação do Brasil antes das eleições de 2022, nas quais foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Trump está de volta, e é um sinal de que nós também estaremos de volta", disse Bolsonaro, que, segundo o jornal, está em contato próximo com o republicano desde sua vitória eleitoral no início de novembro.

Um porta-voz da nova administração de Trump não respondeu a um pedido de comentário, segundo o Wall Street Journal.

Bolsonaro - um populista de extrema-direita que foi chamado de "Trump dos trópicos" durante seu mandato de 2019-2023 - manteve as atividades políticas desde que deixou o poder. Recentemente, ele fez campanha para os candidatos do Partido Liberal nas eleições municipais de outubro.

Assim como Trump, ele atribuiu os seus problemas jurídicos a uma suposta perseguição política.

A Polícia Federal acusou Bolsonaro de participar em uma conspiração em 2022 para impedir a posse do presidente Lula e de ter "pleno conhecimento" de um suposto plano para matar o atual chefe de Estado.

Ele é acusado ao lado de outras 36 pessoas, citadas como co-conspiradores, em um relatório da PF que foi divulgado publicamente esta semana. O procurador-geral Paulo Gonet deve decidir se denuncia o ex-presidente e os demais investigados pelos crimes apontados pela polícia, arquiva o expediente ou solicita novas diligências.

Veja também

Mensagens apreendidas por PF indicam que militares não acreditavam em punição por tentativa de golpe
INVESTIGAÇÃO

Mensagens apreendidas por PF indicam que militares não acreditavam em punição por tentativa de golpe

Pronunciamento de Haddad em tom político reacende debate sobre sucessão de Lula em 2026
eleição presidencial

Pronunciamento de Haddad em tom político reacende debate sobre sucessão de Lula em 2026

Newsletter