Bom Jardim: menina de 11 anos morre após possível inalação de desodorante aerossol
Vítima foi identificada como Brenda Sophia Melo de Santana
Uma menina de 11 anos morreu após possível inalação, por via oral, de desodorante aerossol.
O caso aconteceu nesse domingo (9), na cidade de Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco. A vítima foi identificada como Brenda Sophia Melo de Santana.
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), ela chegou a ser socorrida para uma unidade hospitalar do município após ter sido encontrada desacordada.
A Prefeitura de Bom Jardim informou, por meio de nota, que Brenda Sophia chegou ao Hospital Municipal Dr. Miguel Arraes às 16h24 do domingo, acompanhada da mãe.
"Ela teve parada cardiorrespiratória a caminho do Hospital, chegou desacordada e com sinais de gravidade (rebaixamento e cianose). Após o protocolo sem sucesso, o óbito foi decretado", afirmou a gestão.
Leia também
• Documentário "Olinda Sacra - Um Olhar Mineiro sobre Olinda" será exibido no Mosteiro de São Bento
• Cabo de Santo Agostinho: adolescente de 14 anos é preso suspeito de matar homem a tiros
• Recife: homem é detido após furtar ambulância do Samu em frente à Policlínica Amaury Coutinho
Ainda segundo a prefeitura, a menina apresentou os seguintes sintomas: hipocorada (coloração anormal), cianótica (coloração azulada ou acinzentada da pele, decorrente de oxigenação insuficiente do sangue) e pupilas midriáticas (alteração em seu tamanho).
O corpo de Brenda foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, onde passou por perícia.
"[Brenda] veio a óbito por uma possível inalação, por via oral, de desodorante aerossol. Estamos aguardando o laudo do IML de Caruaru para confirmar a causa", destacou a nota.
A PCPE destacou que a Delegacia de Bom Jardim investiga o óbito como "morte a esclarecer".
"A investigação foi iniciada e diligências seguem até o esclarecimento do caso", afirmou a corporação.
Nas redes sociais, o socorrista Andrey Damasceno, que atendeu a menina, disse que realizou sua reanimação "por muito tempo".
O profissional também afirmou que a língua de Brenda estava "toda coberta por um material esbranquiçado, relatado como aerossol".
Ele mencionou, ainda, que a provável causa seria um "desafio de desodorante". A informação não foi oficialmente confirmada.

Ainda nas redes sociais, também por meio de nota, a Prefeitura de Bom Jardim manifestou "profundo pesar" pela morte de Brenda, que era estudante da rede municipal.
"Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas e toda a comunidade escolar. Que Deus conceda força e conforto a todos que sofrem com essa irreparável perda", diz o comunicado.