Logo Folha de Pernambuco

INCÊNDIO

Bombeiros declaram extinto incêndio que atingiu a agulha da catedral de Rouen, na França

A justiça abriu uma investigação para determinar as causas do incidente

Fumaça sai da torre da Catedral de Rouen, em Rouen, norte da FrançaFumaça sai da torre da Catedral de Rouen, em Rouen, norte da França - Foto: Patrick Streiff / AFP

Os bombeiros declararam extinto o incêndio que começou ao meio-dia desta quinta-feira (11) na agulha do século XIX da catedral de Rouen, no noroeste da França.

O fogo, que afetou principalmente o plástico das obras em andamento na agulha, não causou danos significativos e seu "interior foi preservado", comemorou a ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, que se deslocou até o local.

"Os elementos que estavam queimando quando chegamos eram elementos de plástico das obras", explicou o oficial dos bombeiros Stéphane Gouezec.

Segundo a prefeitura local, os seis operários que estavam no local deram o aviso e tentaram conter o início das chamas antes da chegada dos serviços de emergência.

O incêndio, que ocorreu a cerca de 120 metros de altura, foi rapidamente "controlado", com "todos os pontos quentes" inspecionados antes de declará-lo oficialmente extinto, informou o oficial dos bombeiros.

A justiça abriu uma investigação para determinar as causas do incidente, "provavelmente acidental".

O fogo "começou na ponta da agulha, que não é de madeira, mas de metal", e que está em processo de restauração, disse a prefeitura local à AFP.

Havia poucos riscos de propagação do fogo, já que "a estrutura é metálica" e apenas os pisos dos andaimes poderiam pegar fogo.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram a lona de plástico ao redor do andaime perfurada pelas chamas.

O artista Claude Monet (1840-1926), um dos fundadores do impressionismo, pintou várias vezes esta catedral gótica, que começou a ser construída no século XII.

Segundo o Ministério da Cultura, a catedral é "um dos edifícios mais notáveis da Normandia", região onde está localizada.

Veja também

Ataque na Caxemira sob controle da Índia deixa sete mortos
TIROS

Ataque na Caxemira sob controle da Índia deixa sete mortos

OMS: quase mil mulheres e crianças doente serão retirados de Gaza nos próximos meses
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

OMS: quase mil mulheres e crianças doente serão retirados de Gaza nos próximos meses

Newsletter