Logo Folha de Pernambuco

SERTÃO

Bombeiros investigam tentativa malsucedida de resgate que terminou em morte de gato em Triunfo

Corporação abriu procedimento administrativo para apurar condutas tomadas na ocorrência

Bombeiros lançaram jato d´água para tentar tirar gato de topo de árvoreBombeiros lançaram jato d´água para tentar tirar gato de topo de árvore - Foto: @mayconjonathan__/Cortesia

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) abriu procedimento administrativo para investigar a tentativa malsucedida de resgate que terminou na morte de um gato na cidade de Triunfo, no Sertão do Estado.

A corporação informou, em nota enviada à reportagem, que, desde que tomou conhecimento do caso, que aconteceu na última sexta-feira (8), determinou a abertura do processo para "investigar as condutas adotadas na ocorrência".

Os bombeiros usaram jato d'água para tentar tirar o gato do topo de uma árvore de 35 metros de altura. A corporação disse que a medida foi para tentar um "estímulo controlado" que fizesse o gato, que estava há três dias preso no pinheiro, "descer por conta própria". 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Uma comissão de estudo foi designada pelo CBMPE para discutir e revisar procedimentos de atendimento a ocorrências de resgate de animais.

O intuito desse trabalho, segundo os bombeiros, é "aprimorar a segurança e a eficácia dessas operações". 

"A corporação reafirma seu compromisso com a salvaguarda de vidas e do patrimônio, buscando constantemente o aprimoramento de seus militares e dos procedimentos adotados para que casos como este não voltem a ocorrer", disseram os bombeiros.

Vídeos que foram compartilhados nas redes sociais mostraram a queda do gato. É possível ver nas imagens um bombeiro em cima de uma estrutura de andaimes lançando o jato d´água em direção ao animal. 

Após ser atingido pela água, o gato saltou da árvore e caiu fora da área de proteção que havia sido preparada pela corporação.

Os bombeiros informaram que o animal foi "rapidamente levado" para uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos. 

A altura extrema da árvore e a fragilidade da vegetação teriam impedido uma ação direta mais próxima. O desfecho trágico foi lamentado "profundamente" pelo Corpo de Bombeiros. 

 

Veja também

Newsletter