Logo Folha de Pernambuco

Rio de Janeiro

Bombeiros salvam casal à deriva em bolha inflável em Copacabana: "não tinha a mínima noção"

O equipamento tem uma corda, que é puxada por uma pessoa, mas o controlador, que também foi retirado do mar, começou a se afogar

Bombeiros resgatam casal em bolha inflável na Praia de CopacabanaBombeiros resgatam casal em bolha inflável na Praia de Copacabana - Foto: Reprodução

Bombeiros resgataram duas pessoas que estavam flutuando em uma bolha inflável no mar da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na última quarta-feira (20). O episódio aconteceu na altura do Posto 3.

Um terceiro homem, responsável pelo equipamento, estava se afogando e também foi retirado da água por dois salva-vidas.

O "brinquedo" tem uma corda, que é puxada por uma pessoa, mas o homem que controlava a bolha não sabia nadar e começou a se afogar. Segundo os agentes que realizaram o salvamento, eles caíram em uma corrente de retorno, conhecidas como "valas".

— Notamos que tinha algo errado quando percebemos que a bolha estava muito para dentro do mar e o responsável havia largado a corda. O pessoal da bolha foi retirado por um salva-vidas, e o puxador precisou ser retirado por dois, porque ele não tinha a mínima noção de mar nem natação, não conseguia nem boiar e dificultou muito o socorro — explica o cabo Rafael Louzada, um dos três salva-vidas que participaram do resgate.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Nos oito anos que atua no Posto 3 da Praia de Copacabana, ele não realizou nenhum salvamento de pessoas em bolha inflável.

— Esse tipo de serviço da bolha é bem recente. Nessa parte da praia acontece há pouco menos de um ano. Nós sempre orientamos para que o operador fique do lado de fora segurando pela corda. Até então não tivemos problemas. Nunca tinha havido história de socorro por conta desse brinquedo antes desse aqui — conta Louzada.

A Guarda Municipal informou que a atividade não é regulamentada e que intensificará a fiscalização na orla a partir desta sexta-feira.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter