Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2023

Bonecos Gigantes anunciam a abertura do Carnaval de Olinda

O Homem da Meia Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde já partiram da sede da prefeitura da cidade com destino à Praça do Carmo

Abertura do Carnaval 2023 de OlindaAbertura do Carnaval 2023 de Olinda - Foto: Alexandre Aroeira

A abertura de um dos mais belos carnavais do Brasil, o de Olinda, iniciou com um cortejo dos três principais bonecos gigantes da cidade: O Homem da Meia Noite (1932), A Mulher do Dia (1967) e O Menino da Tarde (1974).

A estreia dos tradicionais bonecos gigantes, que desfilam nas ladeiras olindenses durante toda a folia, foi oficial. Os três partiram da sede da prefeitura municipal, com destino à Praça do Carmo, para fazer a abertura da festa de rua mais popular do ano. Às19h04, foi decretado o início das festivades.

O cortejo do trio resgatou fantasias que estavam guardadas, inspirou a produção de novas e tomou conta das ladeiras da cidade, inundadas de frevo e cores. Sem desfilar há dois anos, por causa da pandemia do coronavírus, o homem mais alto em linha reta de Pernambuco - o boneco místico e misterioso do Homem da Meia Noite - levou a chave da cidade nas mãos. 

Com quase quatro metros de altura, um fraque verde e branco que será trocado à meia noite do sábado de Zé Pereira, dia do seu desfile, o Seu Calunga homenageia, em 2023, sete artistas e blocos da folia pernambucana: Helder Vasconcelos, Reginaldo Cabral de Souza, Sérgio Barreto, Tiago José dos Santos, Mateus e Catirina, o Dragão do Bloco, Eu Acho é Pouco e o Boi de Zé da Macuca. A ideia foi homenagear artistas populares, bem como explorar o tema Brincante para mostrar a importância do folião que esperou mais de dois anos para cair no passo. Aqueles que brincam carnaval, afinal, são os protagonistas. 

A arquiteta Fábia Avelar, 40 anos, é pernambucana e mora em São Paulo. Mas todos os anos ela vem passar os festejos de momo em Olinda, lugar que considera apaixonante e democrático.

Após o cortejo, a festa olindense, abriu os braços ao público com show da Família Salustiano, a Rabeca Encantada, a Orquestra Henrique Dias e Lu Maciel. A folia continuou com as apresentações de Elba Ramalho e Alceu Valença. O público teve uma arquibacanda privilegiada. Muita gente ficou nas escadas e no monte onde fica a Igreja do Carmo.

O evento foi prestigiado pelo secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho.  A Vice-Governadora, Priscila Krause, também prestigiou o evento e falou da alegria da retomada da festa, começando pela cidade patrimônio. “Uma satisfação depois de dois anos, ter nosso Carnaval de volta, ver a alegria de volta, ver as pessoas na rua, brincando e se confraternizando. Começar aqui é muito importante por tudo que a cidade representa para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo em relação à cultura, história e Carnaval”, enfatizou a Vice-Governadora. 

O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, ressaltou o ambiente democrático, característico do carnaval olindense. “Hoje é a abertura do maior Carnaval do Brasil, um Carnaval puramente democrático, aqui brinca quem tem dinheiro e quem não tem”, afirmou o prefeito. “Gostaria de agradecer a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e o empenho das secretarias municipais na realização do Carnaval”, completou. 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter