Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Reitor da UFPE critica fim do bônus regional: "Coloca em risco política de interiorização"

Bônus regional era um acréscimo aplicado à nota final do estudante no Enem que se candidatava ao ingresso em cursos de graduação da UFPE

Imagem aérea do Campus da UFPE, no RecifeImagem aérea do Campus da UFPE, no Recife - Foto: UFPE/Ascom/Divulgação

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, emitiu comunicado no qual critica o fim do bônus regional, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A partir de critérios geográficos, o bônus regional era um acréscimo aplicado à nota final do estudante no Enem que se candidatava ao ingresso em cursos de graduação da UFPE por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

O STF entendeu que a medida era inconstucional por violar o princípio da igualdade. 

A inclusão regional da UFPE previa bônus para todos os cursos presenciais nos campi de Caruaru e Vitória (e também seria aplicada no futuro campus de Sertânia) e para o curso de medicina no campus Recife. Os acréscimos variavam entre 3% e 10%, segundo resolução da instituição

Com o bônus regional, era incentivado o ingresso de estudantes que haviam cursado o ensino médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Universidade Federal de Pernambuco (@ufpe.oficial)

No comunicado, a UFPE afirmou que a "decisão impacta o processo de interiorização das universidades do país, implicando num retrocesso na educação".

"O fim do bônus coloca em risco o sucesso da política de interiorização. Estamos muito preocupados com essa decisão. Nós almejamos e lutamos para consolidar nossa política de interiorização", lamentou Alfredo Gomes. 

O reitor ainda apelou para que o Congresso Nacional e o Ministério da Educação "tomem conta da pauta" e proponham "iniciativas nacionais para o fortalecimento da política de interiorização, que é muito acertada". 

"Almejamos que isso seja resolvido com a brevidade necessária para não colocar em risco uma política que tem muito êxito aqui no Brasil", completou o reitor da UFPE.

A UFPE afirmou ainda que "reitera seu compromisso em promover o ensino, a pesquisa e a inovação, buscando a construção de conhecimentos e desenvolvimento da sociedade".

Veja também

Newsletter