Mundo

Boric anuncia criação de nova área de proteção marinha no norte do Chile

A nova área se junta a outras 42 zonas de proteção que representam 43% de sua zona econômica exclusiva

O presidente do Chile, Gabriel Boric, visitando o Memorial Fosa de Pisagua, onde restos humanos de detidos desaparecidos foram encontrados em 1990, em Pisagua, Chile, em 16 de março de 2023O presidente do Chile, Gabriel Boric, visitando o Memorial Fosa de Pisagua, onde restos humanos de detidos desaparecidos foram encontrados em 1990, em Pisagua, Chile, em 16 de março de 2023 - Foto: Presidência do Chile / AFP

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou, nesta quinta-feira (16), a criação de uma nova área de proteção marinha costeira, a primeira no extremo norte do país, com 734,6 km², que se junta a outras 42 zonas chilenas de proteção do tipo.

Localizada em frente a Pisagua, a quase 2 mil km da capital Santiago, a nova área "vai permitir conciliar atividades produtivas tradicionais, como a pesca artesanal, com a proteção de ecossistemas marinhos", explicou Boric durante visita à cidade, na região de Tarapacá, um próspero porto de salitre que, segundo ele, "caiu no esquecimento e abandono".

O Chile agora tem 43 áreas marinhas protegidas, que somam 1,5 milhões de km² e representam 43% de sua zona econômica exclusiva. O resto é formado por parques marinhos, reservas marinhas e santuários da natureza.

Os ambientalistas saudaram o anúncio do governo. "É um passo muito importante porque esta área marinha vai cuidar de um dos ecossistemas e processos oceanográficos mais importantes do norte do Chile", disse à AFP Liesbeth van der Meer, diretora da ONG Oceana no país.

Na área protegida de Pisagua, busca-se proteger especialmente o pinguim de Humboldt, o lobo-marinho-austral, o chungungo (uma lontra marinha), florestas de macroalgas pardas e locais de nidificação de aves marinhas, além de amparar a pesca artesanal tradicional e o patrimônio histórico cultural subaquático.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter