Logo Folha de Pernambuco

Europa

Boris Johnson faz visita surpresa a Kiev no Dia da Independência da Ucrânia

O Reino Unido é um aliado fiel à Ucrânia desde que a Rússia lançou a invasão em 24 de fevereiro

Boris Johnson e Volodimir Zelensky, durante a visita do Primeiro-Ministro britânico à UcrâniaBoris Johnson e Volodimir Zelensky, durante a visita do Primeiro-Ministro britânico à Ucrânia - Foto: Sergei Chuzavkov / AFP

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson visitou nesta quarta-feira (24) a Ucrânia, que celebra seu Dia da Independência, onde destacou a "forte vontade dos ucranianos para resistir" à invasão da Rússia, coincidindo com os seis meses da ofensiva lançada por Moscou.

"Há uma forte vontade dos ucranianos para resistir. E isso é o que (o presidente russo Vladimir) Putin não compreendeu", disse Johnson aos jornalistas em uma visita surpresa à capital Kiev

"Vocês vão defender seu direito a viver em paz, em liberdade e por isso a Ucrânia vai vencer", acrescentou. 

O primeiro-ministro britânico se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, que lhe entregou a "Ordem da Liberdade", uma distinção nacional destinada a quem apoia a soberania do país.

"É a terceira vez que Boris Johnson está na Ucrânia desde o início da invasão russa. Nem todos os países têm a sorte de ter um amigo assim", declarou Zelensky.

O Reino Unido é um aliado fiel à Ucrânia desde que a Rússia lançou a invasão em 24 de fevereiro contra a ex-república soviética. 

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter