Logo Folha de Pernambuco

Reino Unido

Boris Johnson se desculpa com pessoal da segurança e limpeza por 'partygate'

Apesar das duras conclusões do relatório interno, Johnson descartou a renúncia

Primeiro ministro britânico Boris JohnsonPrimeiro ministro britânico Boris Johnson - Foto: Justin Tallis/AFP

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu desculpas nesta quinta-feira à equipe de segurança e limpeza de Downing Street após as investigações do escândalo "partygate", as festas organizadas em meio aos confinamentos.

Apesar das duras conclusões do relatório interno apresentado na quarta-feira pela alta autoridade Sue Gray sobre as violações das regras anticovid pela equipe do chefe de governo, Johnson descartou a renúncia. 

Disse assumir "toda a responsabilidade por tudo o que aconteceu", mas defendeu que o seu dever é "seguir em frente" com o seu trabalho. 

Em seu relatório, Gray reportou, entre outros fatos, que o pessoal da limpeza de Downing Street teve que limpar vinho derramado, que pelo menos um participante do evento vomitou e que uma briga entre duas pessoas ocorreu em uma festa em junho de 2020 marcada pelo "excesso de bebida".

Citou ainda "vários exemplos de desrespeito e maus-tratos" por parte dos convidados em relação ao pessoal de limpeza e segurança.

Johnson "pediu desculpas a vários membros da equipe ontem. Ele discutiu isso com outros esta manhã. Ficou horrorizado com tal comportamento", declarou seu porta-voz nesta quinta-feira. 

As regras de Downing Street foram modificadas para proibir o consumo de álcool no escritório, exceto em recepções com convidados de fora, disse explicou. 

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter