União Europeia

Borrel rejeita ordem de prisão contra candidato da oposição venezuelana

Ministério Público da Venezuela solicitou a prisão de Edmundo González Urrutia presidencial da oposição por supostos crimes associados às eleições

chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrellchefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell - Foto: John Thys/AFP

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, rejeitou nesta terça-feira (3) a ordem de prisão emitida contra o opositor venezuelano Edmundo González Urrutia, rival do presidente Nicolás Maduro nas eleições de 28 de julho.

"Rejeito categoricamente a ordem de prisão contra @EdmundoGU e faço um apelo às autoridades venezuelanas para que respeitem a sua liberdade, integridade e direitos humanos", disse Borrell em uma mensagem na rede social X.

"Chega de repressão e assédio à oposição e à sociedade civil. A vontade do povo venezuelano deve ser respeitada", acrescentou.

Na segunda-feira, o Ministério Público da Venezuela solicitou a prisão do candidato presidencial da oposição por supostos crimes associados às eleições, incluindo "desobediência das leis" e "conspiração".

A medida ocorreu após o desacato de González Urrutia a três convocações para depor ao MP.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, também condenou o mandado de prisão, acusando a Venezuela de tentar "sufocar a liberdade".

Tajani convocou o encarregado da embaixada da Venezuela em Roma para expressar "a grande preocupação da Itália" com a situação no país sul-americano, segundo um comunicado da chancelaria.

"As autoridades venezuelanas devem tornar públicos os resultados das eleições. O povo venezuelano tem o direito de decidir livremente o seu destino", reforçou Tajani.

Na última quinta-feira, Borrel declarou em nome dos chefes de diplomacia da UE que o bloco desconhecia a "legitimidade democrática" da proclamada vitória de Maduro nas eleições.

Entretanto, os ministros europeus não chegaram a um acordo para reconhecer a vitória de González Urrutia. A oposição venezuelana afirma que seu candidato foi o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais.

Veja também

Aparelhos de comunicação foram manipulados antes de entrar no Líbano
Ataques

Aparelhos de comunicação foram manipulados antes de entrar no Líbano

Incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília está controlado
brasília

Incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília está controlado

Newsletter