Botox: o que é, para que serve e como funciona
Toxina botulínica age paralisando a musculatura evitando com que a pele crie vincos e rugas dinâmicas
Botox é o nome comercial — mas já se tornou praticamente sinônimo — da toxina botulínica. Essa substância ficou mundialmente conhecida por seu efeito na prevenção e tratamento de rugas de expressão.
Não é à toa que a aplicação de botox é o procedimento estético mais realizado no mundo para todas as faixas etárias, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Leia também
• Anvisa define composição de vacinas contra influenza para 2024
• Úlcera: o que é, causas, sintomas e tratamento
• Febre: veja causas, sintomas e tratamento
O que é o botox?
A toxina botulínica age paralisando a musculatura por meio da interrupção da ação entre o nervo motor e o músculo.
Para que serve o botox?
A aplicação faz com que os músculos das mímicas faciais relaxem e não se contraiam. Com a interrupção dos movimentos, a pele para de criar vincos e as rugas dinâmicas desaparecem.
No entanto, seu uso vai muito além disso. Nos últimos anos, um corpo crescente de evidências científicas mostrou que a toxina botulínica pode ser uma aliada de diversas áreas da medicina.
Para quem o botox é indicado?
A maior parte das pessoas que usam o botox são mulheres com mais de 40 anos. No entanto, há um movimento crescente de jovens, a partir dos 20 anos de idade, que recorrem ao procedimento injetável para retardar os efeitos do envelhecimento.
Embora não haja uma indicação oficial para começar a aplicação de botox tão precocemente, especialistas afirmam que fazer isso atrasa o processo natural de envelhecimento e, consequentemente, a formação das rugas.
Botox na prevenção de condições de saúde
Além disso, nos últimos anos, a toxina botulínica passou a ser indicada no tratamento e prevenção de diversas condições de saúde. São elas:
Prevenção de rugas de expressão;
Melhorar o sorriso gengival;
Combater o excesso de suor nas axilas, mãos e pés;
Dermatite seborreica;
Depressão e ansiedade;
Enxaqueca;
Espasticidade;
Bruxismo.
Quais os riscos da aplicação do botox?
A toxina botulínica é uma substância considerada segura. Os principais riscos do procedimento estão associados à aplicação. Por exemplo, o uso de dose e diluição erradas podem conferir resultados indesejados ou exagerados, como congelamento das expressões faciais e aparência artificial.
Más condições de higiene ou aplicações em locais errados podem resultar em infecções.
Qual é o valor do botox?
O preço varia de acordo com o profissional, o produto utilizado e o objetivo da aplicação.
Quanto tempo dura o efeito do botox?
Os efeitos da neurotoxina desaparecem em cerca de três a seis meses. Então, tanto para o efeito antirrugas quanto para as demais condições, é preciso reaplicá-lo periodicamente. O período entre as aplicações varia de acordo com a pessoa e a condição tratada.
Como prolongar o efeito do botox?
Algumas práticas que ajudam a prolongar o efeito antirrugas do botox são:
Evitar franzir e ficar testando o efeito do botox;
Ter uma rotina de cuidados com a pele;
Usar filtro solar diariamente;
Não fazer outra aplicação antes do prazo determinado.
Qual a diferença do botox para o preenchimento?
O botox tem a função de suavizar ou evitar o aparecimento das rugas de expressão por meio do relaxamento do músculo. O uso estético também pode ajudar a suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas, levantar os cantos da boca, arquear as sobrancelhas, melhorar o sorriso gengival e arrebitar a ponta do nariz
Já o preenchimento com ácido hialurônico tem a função de dar volume e é indicado para áreas como suavizar bigode chinês, aumentar os lábios e disfarçar olheiras. Ele também pode ser utilizado para alterar a aparência do nariz, em um processo chamado rinomodelação.