Brasil tem mais de um milhão de infectados pelo novo coronavírus
Um boletim extra do consórcio de veículos de imprensa, que mostra o levantamento de número de casos de coronavírus a partir das secretarias estaduais de Saúde do Brasil, mostra que o país ultrapassou a marca de um milhão de infectados pela doença nesta sexta-feira (19).
Segundo o boletim, divulgado às 14h, o Brasil totaliza 1.009.699 casos confirmados de coronavírus e 48.427 mortes em decorrência da doença.
Desde a últim aatualização do consórcio na quinta-feira (18), às 20, que contabilizava 983.359 casos e 47.869 mortes, os estados de AC, CE, DF, GO, MT, MS, MG, PE, RN, RR, SP e TO divulgaram novos dados.
Leia também
• Estudo mostra que vírus já estava em águas da Itália em dezembro
• Brasil registra 1.238 mortos e 22.765 contagiados pelo novo coronavírus nas últimas 24h
• Atividade econômica despenca quase 10% em abril, diz BC
Os dados são fruto de uma colaboração entre O Estado de S. Paulo, Extra, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e UOL para reunir e informar números sobre o novo coronavírus, que são coletados com as secretarias estaduais de Saúde.
Embora oficialmente a marca de 1 milhão de casos tenha sido ultrapassada nesta sexta, estudos estimam que o país possa ter até 10 vezes mais infectados. Carência de testes, um problema que o Brasil enfrenta desde o início da pandemia, são responsáveis pela subnotificação.
Os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking mundial de total de casos confirmados. Ficam atrás apenas dos americanos, que já somam mais de 2 milhões de pessoas contaminadas.
O consórcio de veículos de imprensa foi criado para acompanhar e divulgar os números da doença no país, após o Ministério da Saúde ter tirado dados do ar e ameaçado sonegar informações.