Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Brasil precisa vacinar 2 milhões por dia para controlar pandemia em até um ano, diz estudo

Vacina contra a Covid-19Vacina contra a Covid-19 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Para que a pandemia de Covid-19 seja controlada em até um ano, um estudo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, indica que o Brasil precisaria vacinar dois milhões de pessoas por dia. Atualmente, esse número é de 100 a 200 mil pessoas.

Imunizar o maior número de pessoas em um menor intervalo de tempo é, segundo o estudo, mais importante do que a eficácia da vacina para o controle da doença.

Ou seja, com a atual taxa de vacinação, o Brasil levaria mais de dois anos para atingir a taxa de 70% da população imunizada - valor apontado por especialistas como mínimo para atingir a imunidade coletiva.

Em entrevista à CNN Brasil, o autor do estudo, o professor da UFJF Rodrigo Weber, destaca que o comportamento da população influencia a curva da pandemia e, por isso, pode não refletir o que vai acontecer, de fato, em um ano.

"A eficácia fica em segundo plano e longe. Tanto faz se a vacina tem 50% ou 90%, o que influencia mais é a quantidade de doses administrada por ano", disse.

"Se a gente mantivesse essa situação de hoje, algo em torno de 100 a 200 mil doses de vacina, a gente conseguiria salvar bastante vidas, por volta de 40 a 60 mil vidas. Mas se a gente aumenta para 10 vezes mais, de 1 a 2 milhões, a gente passa a salvar mais de 200 mil vidas ao longo deste ano", acrescentou Weber.

O modelo computacional usado no estudo, que é o mesmo que vem sendo aplicado desde o início das pesquisas sobre a pandemia na instituição, tem três parâmetros:

- taxa de vacinação (velocidade com que as pessoas são imunizadas pela vacina)
- eficiência da vacina (probabilidade de uma vez vacinado estar imunizado)
- tempo entre vacina e imunização

As simulações montadas pelo estudo indicam que, com a taxa de vacinação de 100 mil pessoas por dia, a doença não seria controlada em um ano, independente da eficácia da vacina. Nesse cenário, o País teria 85.135 casos ativos.

Caso multiplicasse por 20 a taxa de vacinação, chegando a 2 milhões de vacinados em um único dia, os casos ativos iriam variar de 8 mil (com uma vacina 50% eficaz) a 201 (com uma vacina com 90% de eficácia).

Dessa forma, a pandemia estaria controlada após um ano. “Para salvar essas vidas temos que conseguir atingir a meta de vacinação de cerca de 100 milhões de brasileiros até o final do mês de maio, início de junho. Quanto mais postergarmos essa data, mais vidas serão perdidas e menor será o impacto da vacina no número de óbitos ao longo do ano”, completou Rodrigo Weber.

As simulações respieitam a capacidade de produção de vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), únicos institutos que fabricam imunizantes aprovados para uso no País.

"A principal mensagem do estudo é de tentar o mais rápido possível chegar no patamar de 1 milhão de pessoas vacinadas por dia se não vamos ficar esse ano inteiro como estávamos ano passado", finalizou o autor do estudo.

Taxas
Com a vacinação de 100 mil pessoas por dia e uma vacina 50% eficaz, índice semelhante ao adotado hoje no Brasil, o modelo prevê 43.686 mortes a menos que o cenário sem vacinação. Os efeitos da vacinação só são percebidos depois de cerca de 80 dias. 

Um esquema de vacinação intenso poderia, potencialmente, controlar a pandemia no Brasil em 365 dias e salvar milhares de vidas. 

Vacinando 2 milhões de pessoas por dia, o Brasil teria 191.110 óbitos a menos com uma vacina 50% eficaz, e 226.473 com uma vacina 90% eficaz. 

Gráfico mostra os cenários da pandemia com o ritmo da vacinação (Arte: Divulgação/UFJF)

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter