Brasil recebe 5,1 milhões de doses da Pfizer neste domingo (12)
O Brasil deve receber 5,1 milhões de doses da vacina da Pfizer neste domingo (12) - no total, que serão entregues em quatro lotes. Os imunizantes vão chegar ao País pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (a uma hora de São Paulo).
Em nota, o Ministério da Saúde informou que "as doses estão divididas em quatro voos ao longo do dia. O primeiro, com 1,3 milhão, desembarcou ainda na madrugada deste domingo. O segundo voo, com 1,1 milhão de vacinas, chegou por volta das 10h30. Outras duas remessas, com 1,1 milhão e 1,5 milhão, estão previstas para o período da tarde".
Na sexta-feira (10), os moradores da capital paulista tiveram dificuldades de encontrar o imunizante para a segunda dose.
Leia também
• Pfizer entrega ao Brasil 8,97 milhões de novas doses de vacina contra a Covid-19
• Veja quais municípios pernambucanos já reduziram intervalo entre doses da Pfizer
• Recife antecipa intervalo da segunda dose da Pfizer para 60 dias
Segundo o site "De Olho na Fila", serviço desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo para mostrar a situação dos postos e se há vacina para segunda dose, a Pfizer chegou a ficar em falta em 85% dos postos -dos 536 locais abertos para vacinação, 454 não tinham o imunizante.
O mesmo já havia ocorrido na quinta-feira (9) com a vacina da AstraZeneca. As pessoas que procuravam o imunizante para tomar a dose de reforço não o encontrava em quase todos os pontos de vacinação da cidade.
O governo paulista, inclusive, anunciou na sexta (10) que vai começar a aplicar a Pfizer como segunda dose em pessoas que tomaram a primeira da AstraZeneca, mas que não conseguiram tomar a segunda devido à falta do imunizante.
Em julho, mais de 1 milhão de vacinas da Pfizer contra a Covid chegaram ao Brasil. O lote do imunizante, com 1.053.000 doses, também havia pousado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Na época, a empresa anunciou que pretendia intensificar as entregas do imunizante ao país. Outras 100 milhões de doses agora são esperadas de outubro a dezembro.
A vacina da Pfizer (ComiRNAty), entre as aprovadas no Brasil, é a que exige os cuidados mais rígidos em relação à conservação. Ela precisa ser guardada entre -60°C e -90°C para manter sua condição de uso.
Em agosto, a Pfizer e a BioNTech anunciaram uma parceria com farmacêutica brasileira Eurofarma para produzir a vacina da Covid-19 no país, com capacidade anual superior a 100 milhões de doses.
Segundo a empresa americana, todos os imunizantes fabricados no Brasil serão distribuídos na América Latina.