Brasil recebe primeiro lote de vacinas bivalentes contra Covid-19
Agora, as doses passarão por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
O Brasil recebeu nesta sexta-feira (9) o primeiro lote com 1,4 milhão de doses de vacinas bivalentes contra Covid-19. As doses são de fabricação da Pfizer e protegem contra a variante ômicron original e a variante BA1.
Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que o contrato firmado com o laboratório prevê a entrega de todas as vacinas disponíveis, com as atualizações, e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para identificação, os frascos das vacinas bivalentes têm tampa na cor cinza, cada um com seis doses.
Leia também
• Fiocruz e Butantan estão entre os 15 principais produtores mundiais de vacinas para a OMS
• Anvisa aprova vacinas bivalentes; imunizantes protegem contra subvariantes da ômicron
• É um crime a dúvida que colocaram na população sobre vacinas, diz Dráuzio Varella
Agora, as doses passarão por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. As orientações sobre a distribuição, a aplicação das vacinas e o público-alvo serão divulgadas pelo Ministério da Saúde, em nota técnica, nos próximos dias.
“Mesmo diante da chegada dos novos lotes de vacinas, é importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço”, alertou o Ministério da Saúde.
Desde o começo da campanha contra Covid-19, a pasta distribuiu mais de 568 milhões de doses de vacinas a todos os estados e ao Distrito Federal. Desse total, 247,4 milhões são da Pfizer.