Brasil registra primeiro caso de transmissão humana da varíola dos macacos para cachorro
Cão de cinco meses apresentou sintomas como lesões em pápula, pústula e crostas
O primeiro caso no Brasil de transmissão humana da varíola dos macacos para animais foi registrado no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG), um cão de cinco meses, de raça não informada, positivou para o vírus Monkeypox. O resultado detectável se deu por meio de exame de biologia molecular (qPCR), divulgado nessa terça-feira (22).
A pasta informou que o filhote apresentou sintomas como lesões em pápula, pústula e crostas localizadas no dorso e pescoço, no último dia 13 de agosto, após conviver no mesmo ambiente e ter contato com o tutor, que foi testado para a doença em 8 de agosto.
Paciente e cão seguem isolados em domicílio e passam bem, informou a SES-MG.
Leia também
• Anvisa analisa antiviral tecovirimat para tratar varíola dos macacos
• Governo pede à Anvisa liberação de vacina contra a varíola dos macacos
• Acordo é selado para distribuição de vacina contra varíola dos macacos na América Latina
No Brasil, até então, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Segundo a SES-MG, há dois relatos de casos do tipo no mundo, sendo um nos Estados Unidos e outro na França, em que a potencial transmissão de humano para o animal está sendo estudada.
A SES-MG e o Ministério da Saúde orientam que pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Monkeypox devem evitar o contato direto com animais.